“Gravai nos ouvidos estas palavras…”
30 de setembro de 2023Não desprezeis nenhum desses pequeninos…
2 de outubro de 20231 de Outubro de 2023, 26º Domingo do Tempo Comum
Mantra: “Senhor, chamaste-me aqui estou, chamaste-me, aqui estou…”
Silencie, respire, aquiete seu coração… Peça ao Espírito Santo que conduza sua reflexão
Leia Mateus 21, 28-32
Leitura: o que o texto diz?
Jesus, por meio de uma simples e clara parábola, apresenta aos sacerdotes e anciãos do povo, a história do Pai que dá uma mesma orientação a cada um dos seus dois filhos: “Filho, vai trabalhar hoje na vinha!”. O primeiro diz “não” ao Pai, mas atende ao pedido do Pai. O segundo, responde ao pai “sim”, contudo não cumpre com sua palavra. Ao terminar questiona sobre qual dos dois filhos fez a vontade do Pai. Os sacerdotes e anciãos do povo respondem que é o primeiro. Jesus compara os cobradores de impostos e as prostitutas ao primeiro filho, que se arrependem dos pecados, e o segundo filho, que não atende ao Pai, aos sacerdotes e anciãos que não acolheram a mensagem de João, e por isso alerta que os cobradores de impostos e as prostitutas os precedem no Reino de Deus.
Meditação – O que o texto me diz?
A narrativa do evangelho é um ensinamento ético que propõe uma maneira de agir conforme a vontade de Deus, que promove o despertar do mais humano em nós. O convite é atual e a cada um de nós: “Filho, vai trabalhar hoje na vinha!” A resposta não é somente uma palavra, mas uma atitude comprometida com o convite amoroso do Pai. Olho para meu interior e me pergunto: com qual dos dois filhos me pareço?
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Ouça o convite amoroso do Pai: “Filho, vai trabalhar hoje na vinha!” Abra seu coração a Ele e apresente suas ações na “vinha” e também, as atitudes que deseja se arrepender e peça que ilumine, fortaleça e conduza seus passos para reconciliação. Agradeça pelo seu amor incondicional.
Contemplação: O que Deus, através do texto faz em mim?
Retome o evangelho, qual cena mais marcou seu coração? O que você sentiu e o que se propõe a viver diante dos apelos que a Palavra fez a você?
Ação: O que o texto – e este encontro com a Palavra– me solicita a agir?
É importante a consciência de que Deus continua convidando para com Ele caminhar. Às vezes há resistências, medo, lentidão para atender aos seus apelos. Contudo, por meio do Espírito é possível ouvir, discernir e atender seu chamado. O que deseja concretizar a partir da reflexão de hoje?
Ana Angélica Ribeiro – Comissão para Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste 2 e membro da equipe da Especialização em Catequese da PUC-MG