“Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles?”
2 de julho de 2022“Tua fé te salvou”
4 de julho de 202203 de julho de 2022, Domingo da festa de São Pedro e São Paulo
Mt 16,13-19 – Profissão de fé de Pedro
Leitura: O que o texto diz?
No evangelho de hoje o povo confunde Jesus com João Batista, Elias, Jeremias ou algum outro profeta. Na verdade Jesus sempre se identifica com o Filho do Homem. Porém, ele é muito mais do que um profeta, ou mesmo Filho do Homem. Ele é Deus mesmo. Pedro fez a profissão de fé em Jesus como Messias, o enviado do Pai. Jesus, por sua vez confiou-lhe a missão de edificar a Igreja.
Meditação: O que o texto me diz?
Pedro e Paulo viveram, por caminhos diferentes, um original encontro com Jesus. Encontro que extraiu o que havia de mais nobre e humano no coração de cada um deles. Foi esta solidez interior, que se visibilizou na maneira original de cada um seguir Jesus Cristo, que os transformou em colunas da Nova Comunidade dos seguidores de Jesus. A eles foi conferida uma “autoridade” como caminho para o serviço e a promoção da vida.
Oração: O que o texto me faz dizer?
Deixe ressoar em seu coração a voz de Jesus: “Tu és rocha firme, sobre a qual quero construir minha morada, em comunhão com o Pai e o Espírito Santo”.
Nesta celebração festiva de São Pedro e São Paulo, peça a Deus pelo nosso Papa Francisco, cardeais, bispos, sacerdotes e os pastores das Igrejas cristãs, para que sejam sempre iluminados pelo Espírito Santo para que orientem suas vidas, e o seu ensinamento a serviço do povo de Deus.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Escolha uma frase, uma palavra ou um versículo que lhe chama a atenção. “Tu és o Cristo, o filho do Deus vivo”, responde Pedro a Jesus. Se Jesus, hoje, se dirigisse a você e perguntasse: Quem sou eu para você? O que você lhe responderia na sinceridade de seu coração? A sua resposta agradaria a Jesus como foi a de Pedro?
Ação: O que o texto me faz agir?
Diante dessa Palavra, o nosso convite é se comprometer cada vez mais com o projeto de Jesus, confiado à sua Igreja. Ela está no mundo, guiada por essa fé no Messias, como um barco guiado por um pescador. Que também possamos fazer essa profissão de fé a cada dia. Hoje também é dia de lembrar e rezar pelo Papa Francisco, o autêntico sucessor de Pedro, como o foram os outros papas.
Equipe do Lectionautas