Herege por amor
7 de setembro de 2015Felizes os pobres, que choram e são perseguidos?
9 de setembro de 2015Leitura: Mateus 1, 1-16.18-23
Esta é a lista dos antepassados de Jesus Cristo, descendente de Davi, que era descendente de Abraão. Abraão foi pai de Isaque, Isaque foi pai de Jacó, e Jacó foi pai de Judá e dos seus irmãos. Judá foi pai de Peres e de Zera, e a mãe deles foi Tamar. Peres foi pai de Esrom, que foi pai de Arão. Arão foi pai de Aminadabe, que foi pai de Nasom, que foi pai de Salmom. Salmom foi pai de Boaz, e a mãe de Boaz foi Raabe. Boaz foi pai de Obede, e a mãe de Obede foi Rute. Obede foi pai de Jessé, que foi pai do rei Davi. Davi e a mulher que tinha sido esposa de Urias foram os pais de Salomão. Salomão foi pai de Roboão, que foi pai de Abias, que foi pai de Asa. Asa foi pai de Josafá, que foi pai de Jorão, que foi pai de Uzias. Uzias foi pai de Jotão, que foi pai de Acaz, que foi pai de Ezequias. Ezequias foi pai de Manassés, que foi pai de Amom, que foi pai de Josias. Josias foi pai de Jeconias e dos seus irmãos, no tempo em que os israelitas foram levados como prisioneiros para a Babilônia. Depois que o povo foi levado para a Babilônia, Jeconias foi pai de Salatiel, que foi pai de Zorobabel. Zorobabel foi pai de Abiúde, que foi pai de Eliaquim, que foi pai de Azor. Azor foi pai de Sadoque, que foi pai de Aquim, que foi pai de Eliúde. Eliúde foi pai de Eleazar, que foi pai de Matã, que foi pai de Jacó. Jacó foi pai de José, marido de Maria, e ela foi a mãe de Jesus, chamado Messias. O nascimento de Jesus Cristo foi assim: Maria, a sua mãe, ia casar com José. Mas antes do casamento ela ficou grávida pelo Espírito Santo. José, com quem Maria ia casar, era um homem que sempre fazia o que era direito. Ele não queria difamar Maria e por isso resolveu desmanchar o contrato de casamento sem ninguém saber. Enquanto José estava pensando nisso, um anjo do Senhor apareceu a ele num sonho e disse: José, descendente de Davi, não tenha medo de receber Maria como sua esposa, pois ela está grávida pelo Espírito Santo. Ela terá um menino, e você porá nele o nome de Jesus, pois ele salvará o seu povo dos pecados deles. Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor tinha dito por meio do profeta: “A virgem ficará grávida e terá um filho que receberá o nome de Emanuel” (Emanuel quer dizer “Deus está conosco”).
Oração:
Quem aguarda o início do dia alegra-se com a claridade que anuncia a vinda do sol, mesmo que o astro ainda esteja escondido pelas montanhas no horizonte. Quem deseja comer do fruto já se alegra com a flor que dá no ramo, pois ela anuncia a saciedade iminente. Hoje a Igreja celebra o nascimento de Maria, que foi essa flor ou esses primeiros raios de sol.
Nem nos evangelhos nem em qualquer outro documento são encontradas narrativas desse evento, porém, mesmo assim, a Igreja celebra o acontecimento. E por que é uma festa tão bonita?
“Não tenha medo de receber Maria”, diz o Anjo a São José. E Deus também nos diz: não tenha medo de receber, de mim, aquilo que você não compreende. Não tenha medo de receber, de mim, aquilo que você não pode explicar.
“Ela está grávida pelo Espírito Santo”, continua o Anjo. E Deus também continua a conversa conosco: sua vida também pode ser preenchida pela minha presença. Os frutos da sua vida não precisam ser resultado da sua exclusiva produção. Eu posso contribuir para a sua descendência. A vida que sai de você pode ser uma construção conjunta entre sua entrega e a minha força.
“A virgem ficará grávida e terá um filho”. O evangelista recorda a profecia, e Deus nos fala: não imagine que existe algo realmente impossível para mim. Muito pode vir da simples união entre você e mim. Não se preocupe se você está acompanhado ou só; se eu estiver com você, você gerará vida!
A natividade de Maria, que teve dúvida, inquietou-se, enfrentou o silêncio de Deus e esteve de pé no aparente fim da cruz, é a festa para nos lembrar que nossa humanidade não é obstáculo, mas é, ao contrário, meio para que a presença de Deus encha de alegria o mundo. Que Nossa Mãe nos ajude a trazer a Alegria ao mundo!
João Gustavo H. M. Fonseca, Família Verbum Dei de Belo Horizonte