“Faça-se em mim segundo a tua palavra”
7 de outubro de 2022“…atirou-se aos pés de Jesus, com o rosto por terra, e lhe agradeceu.”
9 de outubro de 202208/10/2022 – Lc 11,27-28
“Feliz quem ouve e observa a Palavra de Deus.”
Leitura. O que diz o texto?
Estamos diante de uma bem-aventurança de Lucas proclamada por uma mulher desconhecida. “Feliz quem te gerou”. Sim, Maria mãe de Jesus é feliz (bem-aventurada) porque acreditou na Palavra de Deus. “Minha mãe e meus irmãos são aqueles que escutam a Palavra de Deus e a vivem” (Lc 8,19-21)
Meditação. O que Deus nos diz através desse texto?
Ser feliz, bem-aventurado, é o desejo de todo ser humano. E para isso há uma corrida e concentração de esforços. Porém, para que se alcance uma felicidade que não seja provisória ou mesmo ilusória, nós colocamos nossa esperança naquele que pode dar sentido pleno à nossa vida: Cristo Jesus. Palavra viva e encarnada de Deus.
Oração. O que o texto me faz dizer a Deus?
Dá-me o discernimento, Senhor, de saber que meu coração está inquieto enquanto não repousa em ti, nossa verdadeira alegria.
Contemplação. O que o texto faz em mim?
A Palavra de Deus chega pelos ouvidos, vai da mente ao coração e se desdobra em serviço, caridade, prática. “Sejam praticantes da Palavra, e não meros ouvintes (…) quem se debruça sobre ela e persevera, não como um ouvinte distraído, mas praticando o que ela ordena, esse há de ser feliz naquilo que faz” (Tg 1,22.25).
O que o texto me sugere a viver?
Deixar sua vida ser iluminada pela Palavra de Deus, conectando fé e vida.
Diác. Glêvison Felipe Lourenço de Sousa*
*Diácono permanente da Arquidiocese de Belo Horizonte, MG. Pós-graduado em Sagrada Escritura pelo Claretiano – Centro Universitário. Colaborador e residente na Paróquia São José – Vespasiano MG, Brasil