Fiéis à graça recebida (Mateus 22,1-14)
21 de agosto de 2014O valor do Reino (Mateus 13,44-46)
23 de agosto de 2014“No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia chamada Nazaré. Foi a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José, que era descendente de Davi. E o nome da virgem era Maria.
O anjo entrou onde ela estava, e disse: “Alegre-se, cheia de graça! O Senhor está com você!”
Ouvindo isso, Maria ficou preocupada, e perguntava a si mesma o que a saudação queria dizer.
O anjo disse: “Não tenha medo, Maria, porque você encontrou graça diante de Deus. Eis que você vai ficar grávida, terá um filho, e dará a ele o nome de Jesus. Ele será grande, e será chamado Filho do Altíssimo. E o Senhor dará a ele o trono de seu pai Davi, e ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó. E o seu reino não terá fim.”
Maria perguntou ao anjo: “Como vai acontecer isso, se não vivo com nenhum homem?”
O anjo respondeu: “O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com sua sombra. por isso, o Santo que vai nascer de você será chamado Filho de Deus. Olhe a sua parenta Isabel: apesar da sua velhice, ela concebeu um filho. Aquela que era considerada estéril, já faz seis meses que está grávida. Para Deus nada é impossível.”
Maria disse: “Eis a escrava do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra.” E o anjo a deixou.“
Hoje celebramos a memória de Nossa Senhora Rainha, aquela que foi escolhida para ser Mãe de Cristo Rei, o que “reinaria para sempre sobre os descendentes de Jacó”, com um reinado sem fim. O Reino de Jesus Cristo “não é deste mundo”, Ele mesmo o afirmou diante de Pilatos. É um rei que entra sentado num jumentinho e entrega a sua vida. Rompe totalmente com os critérios do poder deste mundo. Baseia-se em outros valores, da humildade, da doação de si, do amor.
E é assim que contemplamos a Sua Mãe: “Eis a escrava do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra.” A Rainha é a serva. A que acolheu a graça na própria vida – “Alegre-se, cheia de graça! O Senhor está com você!” “Não tenha medo, porque você encontrou graça diante de Deus.” Nesta graça ouviu o chamado e perguntou “como”. Confiante no Espírito e no impossível que Deus é capaz de realizar, oferece o seu “sim”. Sim de serva, que em seguida se põe a caminho para servir a prima grávida. E se põe tantas vezes a caminho para servir e seguir os passos de Seu Filho.
Peçamos a ela que interceda por nós, para que Deus nos dê a graça do “sim” a Ele, de experimentar-nos também nós “cheios de graça” (afinal, quanta graça recebida em nossas vidas!), de escutar atentamente o chamado e de dizer “Faça-se!” “Eis a(o) serva(o) do Senhor!”. Que a contemplação das atitudes de Maria neste Evangelho nos inspire a oferecer nossa resposta generosa, que também se concretize em cada pequeno ou grande momento de nossa vida.
Tania Pulier, comunicadora social – Palavra Acesa Editora – Família Missionária Verbum Dei e pré-CVX Cardoner