Te preocupas com tantas coisas, mas uma só é necessária!
6 de outubro de 2020Perseverança na oração!
8 de outubro de 202007/10/20 (Quarta da 27ª semana do Tempo Comum): Lc 1,26-38: “Faça-se em mim segundo a tua palavra!”
Leitura: O que o texto diz?
Prepare seu ambiente de oração e invoque o Espírito Santo para que se faça presente neste momento. Abra sua Bíblia em Lc 1,26-38. Situe-se na cena do anúncio do Anjo Gabriel a Nossa Senhora. Observe a saudação “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo” e perceba a reação de Maria. Toda pessoa que recebe um chamado especial de Deus, como se observa em vários relatos bíblicos, se depara com um temor diante de tamanha missão. Continue atento(a) ao diálogo entre eles. O anjo de Deus encoraja a jovem de Nazaré dizendo “Não tenhas medo”, e logo depois explica como se dará a vocação de ser a mãe do Salvador. A inquietação de Maria persiste ao perguntar como acontecerá tudo o que ouviu. O anjo continua a explicação e cita o que aconteceu com Isabel, parenta da jovem, que concebeu um filho na velhice, pois “para Deus nada é impossível”. Convencida da importância e do grande desafio de sua missão, Maria prontamente responde: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!”. Estando junto a Maria, você compartilha desse chamado e vê o anjo se retirar.
Meditação: O que o texto me diz?
Retome a leitura de Lc 1,26-38 e perceba o que no diálogo entre o Anjo Gabriel e Maria mais te inquietou. Compartilhando com eles desse momento, agora é o momento de perceber o que repercutiu em sua vida. Que chamado especial você percebe que Deus te fez? Como você reagiu diante desse chamado? Como você vê a ação de Deus ao longo de sua missão? Permita Deus continuar falando com você através de sua Palavra e não tenha medo!
Oração: O que o texto me faz dizer?
Ouvindo a voz de Deus, deixando os trechos do diálogo entre Maria e o Anjo Gabriel despertarem seu chamado. Assim como Maria se inquietou e perguntou ao anjo como aconteceria essa missão, não tenha medo ou vergonha de também perguntar ao Senhor como e o que acontecerá com você. Apresente seus medos ou aquilo que impede você de responder prontamente a esse chamado. Abra seu coração e verbalize o que mais inquieta você. Na certeza de que “para Deus nada é impossível”, apresente o que para você é impossível de experimentar. E ao final de sua oração, responda a exemplo de Maria: Eis aqui o teu(tua) servo(a) e faça-se em mim segundo a tua palavra! Confie e seja corajoso(a). Você não estará só!
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Depois de ter apresentado tudo isso ao Senhor, deixe sua ação transformar, no silêncio, o seu interior. Permita a ação de Deus no silêncio misterioso envolver você. Deixa o Espírito vir sobre você e poder e sombra do Altíssimo cobri-lo(a). Perceba-se um(a) verdadeiro(a) vocacionado(a) e enviado(a) de Deus, porque Ele escolheu e confiou você uma missão.
Ação: O que o texto me faz agir?
Como vocacionado(a), ouvindo atentamente a Palavra de Deus, é hora de partir! Se você ainda não discerniu sua vocação, é tempo de dar um passo e se perguntar: onde Deus de fato me chama para ser feliz e fazer os outros felizes? Estamos no mês missionário! Tem rezado pelas missões? Que meios e quais pessoas devo alcançar assumindo a vocação cristã de missionário? Que gestos concretos devo me comprometer para testemunhar uma verdadeira “Igreja em saída”, sem medo de ir ao encontro do próximo?
Pe. Jackson Câmara Silva, INJ
*Membro do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Vigário da Paróquia São José – Vespasiano-MG, Brasil. Mestre em teologia sistemática pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE).