“Que devo fazer para herdar a vida eterna?”
5 de outubro de 2020“Faça-se em mim segundo a tua palavra”
7 de outubro de 202006/10/20 (terça da 27ª do Tempo Comum): Lc 10,38-42: Te preocupas com tantas coisas, mas uma só é necessária!
Leitura: O que o texto diz?
Inicie sua oração pedindo ao Senhor que o conduza nesta leitura. Com muita atenção leia Lc 10,38-42. Acompanhe Jesus entrar no povoado onde moram Marta e Maria. Chegando a casa delas, ele é recebido por Marta, mas ela volta a realizar seus afazeres domésticos enquanto sua irmã Maria senta-se aos pés de Jesus e o escuta. Essa é a atitude de um verdadeiro discípulo de Cristo. Marta poderia ter convidado Jesus à cozinha? Poderia ter deixado seus afazeres para também ouvir o Mestre? Poderia estar na lida da casa e ouvindo Jesus falar? Ocupada com os afazeres, ao invés, ela reclama para Jesus a presença da irmã também na partilha do trabalho. Perceba a agitação de Marta, o olhar de Maria e a exortação de Jesus: “Tu te preocupas e andas agitadas por muitas coisas. Porém uma só coisa é necessária! Maria escolheu a melhor parte e não lhes será tirada”. Nem Marta, nem os afazeres e as agitações devem tirar a atenção do discípulo que prontamente deve ouvir o Mestre.
Meditação: O que o texto me diz?
Retome o texto e observe como as ações das duas irmãs e as palavras de Jesus inquietam seu coração. Se você recebeu Jesus em sua casa, qual sua postura: você está aos pés de Jesus ouvindo-o atentamente, como Maria, ou anda preocupado(a) e agitado(a) com tantas coisas, como Marta? Em que momentos ajo como Maria ou quando me comporto como Marta? Quais as coisas que você precisa e gostaria de ouvir aos pés do Mestre? Ou quais os tantos afazeres e preocupações que estão roubando a sua atenção a Jesus? Deixe ser guiado pela Palavra de Deus e perceba que ela traz a tona em sua vida.
Oração: O que o texto me faz dizer?
A agitação do dia-a-dia muitas vezes dificulta a sua oração, sua escuta ao Mestre. É hora de apresentar cada uma delas: procure verbalizar os tantos afazeres, preocupações que deixam você inquieto(a) e que não permitem ficar aos pés do Mestre. Talvez ao invés de dizer: “Senhor não te importas que fique com todo o serviço”, como reivindicou Marta, você possa dizer: “Senhor aqui estão todos os meu serviços e, mesmo essenciais, que eles não me roubem a atenção e a confiança em ti!
Contemplação: O que o texto faz em mim?
A Palavra tem o poder de transformar e abrir nossos olhos para a verdade. Contemple aquilo que o Senhor inquietou e transformou em você. Silencie e deixe que a voz do Senhor seja mais forte do que todas as preocupações e agitações que querem tirar sua paz. Permita a ação divina iluminar seu coração.
Ação: O que o texto me faz agir?
O mundo é marcado pela turbulência e pelas agitações dos nossos inúmeros compromissos e afazeres. Porém, eles não podem substituir a atenção que devemos dar a Deus e também aos nossos irmãos e irmãs. Deixe que o evangelho de hoje possa iluminar você a organizar seus afazeres. Tente respirar profundamente e lentamente por três vezes ao final dessa oração. Lembre de pessoas que você deve doar um pouco de tempo para escuta. Converse por alguns minutos com alguém que há tempos você não fala e perceba que a vida não é feita só de trabalhos e produção, mas atenção a Deus e às pessoas.
Pe. Jackson Câmara Silva, INJ
*Membro do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Vigário da Paróquia São José – Vespasiano-MG, Brasil. Mestre em teologia sistemática pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE).