“Levanta-te, pega tua cama e anda”
24 de março de 2020“As obras que eu faço dão testemunho de mim”
26 de março de 202025/03/2020
Lc 1,26-38 – “Faça-se em mim segunda a tua palavra!”
- O que o texto diz?
Hoje celebramos uma importante solenidade em nossa Igreja, a Anunciação do Senhor, narrado por Lucas. Vamos, portanto, nos colocar em oração para contemplarmos esse momento tão rico de amor e entrega para nossa salvação. Visualizemos Maria que é visitada pelo anjo Gabriel, mensageiro de Deus. A mensagem que ele traz àquela virgem supera todas as outras já proclamadas na história do povo de Deus. O texto nos apresenta alguns elementos que apresentam Jesus como alguém esperado e continuador da parceria entre Deus e seu povo, Ele é o Messias. Em sua mensagem, o anjo Gabriel nos aponta alguns títulos cristológicos que nos apontam Jesus como realizador das promessas de Deus e a missão, em muitas imagens, que Ele vai assumir. Ele é o Filho do Altíssimo, Santo, Filho de Deus, Ele é Jesus, que significa Deus salva. Diante de tanta grandeza, Maria reconhece sua pequenez, mas não se esquiva, diz um sim e, na soleira do Filho que habitará seu ventre, ela se coloca como cumpridora da Palavra de Deus.
- O que o texto me diz?
Destas imagens/missão de Jesus que Lucas nos apresenta em seu evangelho, qual a que mais toca seu coração hoje? Que imagem assumida por Jesus revela a vontade de Deus na sua vida? Que missão específica o Senhor tem para você hoje? Reflita também sobre o que o gesto acolhedor e humilde de Maria desperta na sua história? E mais, qual sua resposta diante do chamado de Deus na sua vida?
- O que o texto me faz dizer?
Interpelado pela Palavra de Deus, pelo seu mistério de amor, dê sua resposta a Deus, diga aquilo que seu coração sente ao se saber amado e chamado por Deus para a missão. Tomado pelo exemplo de Maria, expresse sua verdade, apresente sua limitação, se deixe entusiasmar pelo chamado, mas seja claro com o Senhor. Diga quais os seus medos, os desafios que você tem consciência que vai enfrentar, mas também, a exemplo da Mãe de Jesus, confie na graça e se abandone.
- Contemplação
Sentindo-se parte desse texto, perceba o olhar de amor lançado pelo anjo que espera, ansiosamente, que você corresponda ao chamado de Deus. Contemple, agora, a beleza de ser chamado por Deus, de saber que o Pai amoroso e bondoso confia em você e te espera. Relembre aquele título/missão de Jesus que mais te tocou nesse texto e se sinta chamado a ser continuador dessa missão. Na imagem de Cristo realizador da vontade do Pai, enxerga a sua imagem, se enxergue também como chamado a realizar essa vontade de amor.
- Ação
Em tempos de aflição e incerteza, muitos irmãos sofrem e precisam se sentir consolados. Convidamos você, hoje, a se fazer como o anjo Gabriel, mensageiro da Boa Nova. Além de rezar e interceder pelas muitas pessoas tomadas pelo medo e toda a situação que o covid-19 tem levantado, passe uma mensagem de esperança para elas. Faça uma lista de irmãos e irmãs que você conhece e que sofre com transtornos de ansiedade e depressão e passe uma mensagem, via rede social. Fale do Deus da esperança, lembre essa(s) pessoa(s) do olhar manso, amoroso e consolador de Deus que está voltado a todo aquele que sofre.
Ir. Fabrício Wagner, INJ
Membro do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Graduado em Teologia pela FAJE e filosofia pela FCF. Mora em Vespasiano-MG, Brasil.