“Vencendo a morte”
7 de abril de 2024“O CÉU COMEÇA AQUI”
9 de abril de 2024Escolher um lugar/postura confortável. Faça silêncio para escutar a Palavra.
Respire lentamente pelo nariz. Sinta o próprio corpo. Perceba as sensações corporais desde a cabeça até os dedos dos pés.
Escute o seu coração. Acalme os pensamentos e respire fundo.
Peça ao Espírito Santo que ilumine os passos da tua oração.
Leia o evangelho de Lucas 1,26-38
Leitura: O que o texto diz?
A anunciação é uma das passagens mais brilhantes das Sagradas Escrituras. O anúncio da graça de Deus à Maria nos leva a refletir sobre as escolhas do Pai. A humanidade imagina aquilo que é intelectual, conhecido e de poder, mas Deus em Sua infinita bondade percebe na jovem simples, porém, corajosa, o nascer do Salvador. Muitas vezes tememos as missões que nos chegam e negamos sem ao menos experimentá-las. Maria fiel e exemplo de cristão autêntico, que mesmo sem compreender a grande missão que chega, questiona um pouco pela prudência natural dos processos, mas aceita impulsionada pela fé, ser a mãe do Filho de Deus. E por causa desse SIM, foi possível conhecermos o caminho, a verdade e a vida (Jo 14, 6). O caminho que nos conduz nós sabemos, mas nem sempre escolhemos caminhar por ele; a verdade que é o próprio Cristo, por diversas vezes preferimos não priorizá-lo; e a vida plena e eterna que se inicia aqui, que é a entrega à Deus, o abandonar-se, pois são poucos que entendem isso.
Meditação: O que o texto me diz?
Em silêncio reflita sobre o que esse texto fala em sua vida. Qual a sua influência nos seus pensamentos, sentimentos e atitudes? Se pergunte: as missões que chegam até a mim, estou aceitando-as ou negando-as sem ao menos questioná-las?! Estou aberto(a) ao Espírito Santo chegar e agir em mim conforme Deus queira moldar-me?! É tempo de agradecer pelas graças. Que eu possa abrir as portas do meu coração para as transformações necessárias baseadas em Maria.
Oração: O que o texto me faz dizer?
Que possa através da oração entender o que chega até você e buscar o que é prioridade dentro de tudo que é importante. Não esqueça que o amor é o sentimento verdadeiro que Cristo veio nos ensinar e que devemos ser testemunhas dessa graça, mas que, muitas vezes se fala nele e não se vive. Se doar como Maria se doou à Deus, obedeceu, foi resiliente em todas os seus processos. Aceitou tudo, desde a gravidez até o acompanhar seu filho na cruz de forma serena, mas não passiva.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Se imagine recebendo uma grande missão de Deus como Maria. Perceba quantas podem ter chegado até você e as recusou. Pode ser desde a mais simples até a mais complexa. Deus está convidando e solicitando sua permissão para estar ao seu lado nesse processo de transformação, portanto, fortaleça sua fé, caminhe com a verdade e viva plenamente em Cristo.
Ação: O que esse texto me faz agir?
Após entender e aceitar o caminho, a verdade e a vida, aos passos com Jesus, e o abrir-se ao Reino, agora é ajudar aos demais que ainda não compreendem e estão no lugar em que você já esteve. Sua tarefa agora é levar Jesus Cristo a quem está de coração duro e fechado. Ser instrumento do Reino, e Maria como sua base para o agir como cristão, agora é sua missão.
Mércia da Silva Pereira*
Graduada em Teologia pela Faculdade Católica do Rio Grande do Norte, Especialista em Estudos Bíblicos pela Faculdade Católica de Fortaleza-CE (FCF). Atualmente reside em Mossoró/RN.