Olhar para frente…
28 de setembro de 2022“Quem de vós ouve, a mim ouve, e quem vos rejeita, a mim rejeita; quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou”.
30 de setembro de 202229 de setembro, Festa de São Miguel, São Gabriel e São Rafael, Arcanjos
Evangelho de João – Jo 1,47-51
Leitura: O que o texto diz?
Vivemos a graça do tempo presente na companhia do Senhor que não nos abandona. Os arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael nos recordam do cuidado amoroso de Deus que sempre nos protege e nos guarda. Deus sabe quem somos, vê como nossos corações se comovem mesmo em tempos quietos e escondidos – “debaixo da figueira”.
Meditação: O que o texto diz para mim?
A Palavra de Deus revela a intenção do nosso coração. Quem lhe é fiel, caminha na justiça, sem falsidade e se coloca à disposição para servir os irmãos e irmãs.
Oração: O que o texto me leva a falar a Deus?
Peça ao Senhor a graça de reconhecer o seu cuidado e seu zelo por todos nós, seres humanos, criados à sua imagem e semelhança. Investigue o teu coração. Nele habita a verdade que revelas a Deus. O senhor te busca e deseja encontrar-te debaixo da Sua Palavra. Que ela te conduza ao encontro com a vida que é nosso Senhor. Termina tua oração com o desejo de também seres tu um mensageiro da bondade e do cuidado de Deus.
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
Diz o evangelho “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi.” Figueira: árvore bonita que simboliza a Lei de Deus. Somos chamados a nos encontrarmos debaixo da Palavra que nos conduz a Jesus, o verbo que se fez carne. Relação de intimidade que nos faz caminhar na verdade e na justiça. Diz assim um Hino da Liturgia das Horas reconhecendo a grandeza de Miguel, que significa “Quem como Deus?”; Gabriel, “Força de Deus; e Rafael, “Deus cura”:
Arcanjos, para vós/ um canto de vitória,/ porque no céu reinais,/ imensa é a vossa glória./Miguel, invicto príncipe/ da corte celestial,/ firmai-nos, com mão fúlgida,/ na graça divinal./Do máximo mistério/ arauto, ó Gabriel,/ guiai-nos nos caminhos/ da luz que vem do céu./Conosco, ó Rafael,/ à pátria caminhai./ Aos corpos dai saúde,/ as mentes libertai./Vós, anjos, ajudai-nos/ nas sendas que trilhamos./ De vosso eterno gozo/ consortes nós sejamos./Ao Pai Supremo, ao Filho,/ e ao Consolador/ a honra eternamente/ num hino de louvor./
Ação: O que o texto me pede para viver no dia-a-dia?
Como acolhes a Palavra de Deus? A verdade do teu coração é capaz de atrair a atenção de Jesus? Te deixas conhecer pelo Senhor? Estás pronto para ver coisas maiores que Deus preparou para ti? Que cresça a nossa intimidade com a Palavra para que aumente sempre mais o desejo de fazer a vontade do Pai em todas as coisas e servi-lo em todas as pessoas.
Temine rezando: Santo anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, me guarde, me governe e me ilumine. Amém!
Equipe do Lectionautas.