
Assumir o projeto do Pai…
27 de setembro de 2022
“…Eu te vi”!
29 de setembro de 2022
28 de setembro, 4ª feira, 26º semana do Tempo Comum.
Evangelho segundo Lucas 9, 57 a 62.
Leitura: O que o texto diz?
– É muito fácil esquecer quem somos e para onde vamos. Em determinadas alturas das nossas vidas é tudo muito claro. O casal jovem no altar, o padre recém ordenado, o jovem sagaz que se dirige à primeira aula na Faculdade de Direito: todos sabem para onde vão; sabem que haverá um preço a pagar e estão prontos a pagá-lo. É tudo muito claro e muito simples. É então que o tempo passa e o preço começa a ser pago – e pago, e pago! E o que recebem em troca não é tão perfeito e sólido como haviam esperado. É sobre isso que fala Jesus no evangelho de hoje: olhar sempre para frente…
Meditação: O que o texto diz para mim?
Jesus compreendeu muito bem esta dimensão da nossa experiência humana, este cansaço a meio do caminho que nos tenta a olhar para trás em vez de olhar para a frente, que nos impede de ver as novas e mais profundas alegrias e possibilidades que estão ao nosso alcance aqui e agora, este abatimento a meio do trajeto que nos tenta a desistir, a abandonar o nosso “arado” e ir embora. Sustentar esta inclinação e avançar sem olhar para trás exige abandonar muitas coisas – algumas muito boas, outras de que já não precisamos. Essa renúncia pode ser dolorosa mas pode dar espaço a algo mais, a algo melhor.
Oração: O que o texto me leva a falar a Deus?
Peça ao Senhor o dom do discernimento em todos os momentos do seu dia e da sua vida. Peça ao Senhor que te ajude a sempre olhar para frente sem medo do novo que virá… dê graças ao Senhor Jesus pela sua vida e peça a Ele uma grande vontade, coragem e determinação para seguir seus passos, transformando sua vida por dentro.
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
Disse Jesus “Quem põe a mão no arado e olha para trás, não está apto para o Reino de Deus”. Como qualquer bom pai, Deus quer nos ver crescer grandes e fortes, em especial interiormente. E quer-nos ver felizes. O que acontecerá se nos lembrarmos para onde nos dirigirmos e quais os motivos que nos levaram a optar pelas nossas prioridades centrais. O que acontecerá se deixarmos que Deus tome a nossa mão enquanto caminhamos com Ele.
Ação: O que o texto me pede para viver no dia-a-dia?
Não olhar para trás. Olhar para trás nos deixará imóvel no mesmo lugar e pode até nos tornar mais amargurados. É preciso decidir olhar para a frente e mais profundamente. O novo pode nos surpreender.
Equipe do Lectionautas.