“Que devemos fazer?”
12 de dezembro de 2021Os publicanos e as prostitutas vos precedem no Reino de Deus
14 de dezembro de 202113 de dezembro, 2ª feira da terceira semana do Advento | Dia de Santa Luzia
Evangelho – Mt 21,23-27
LEITRUA: O QUE O TEXTO DIZ?
Jesus ensinava os sacerdotes no Templo, e com força e coragem criticava a estrutura que essas autoridades defendiam, e por esse motivo eles, com ironia tentaram desafiar Jesus e fazê-lo cair em contradição e perguntam-lhe: “Com que autoridade fazes essas coisas? Quem te deu tal autoridade?” Jesus, que conhece a maldade contida no coração desses sacerdotes, não dá uma resposta direta, como eles desejavam, mas com sabedoria, devolve a provocação; “De onde vinha o batismo de João? Do céu ou dos homens?” Os chefes, espantados, não sabiam como responder, porque João Batista era reconhecido como profeta, e seu batismo vinha de Deus, então disseram: “Não sabemos”, com isso, Jesus também não responde á pergunta dos sacerdotes. Com essa atitude, Jesus os leva a fazerem um exame de consciência e demonstra que sua autoridade vem de Deus.
MEDITAÇÃO : O QUE O TEXTO ME DIZ?
Que nós enquanto cristãos, que desejamos ter uma fé alicerçada na Palavra, devemos pedir a luz do Espírito Santo a todo instante e nunca colocar a autoridade de Jesus á prova, pois isso é atitude dos hipócritas. Mas que sejamos homens e mulheres de decisões firmes, corajosas, que o nosso sim, seja sim e o nosso não, seja não, sempre com muita prudência, porque, o Pai concedeu a cada um de nós, a mesma autoridade de filho, que concedeu a Jesus, e devemos usá-la com responsabilidade e fraternidade.
ORAÇÃO: O QUE O TEXTO ME FAZ DIZER?
É um texto forte, que nos leva a uma avaliação da forma como nós, seres humanos, estamos decidindo nossas vidas, não reconhecendo a autoridade que vem do céu. E quando deixamos nossas tendências humanas nos guiar, perdemos nossa referência, nossa centralidade: Jesus Cristo. Não podemos correr o risco de nos colocarmos acima da ação divina, isso faz com que não enxerguemos a necessidade do nosso irmão, ou não nos preocupemos com o que nossas autoridades públicas decidem por nós. Temos que ter a humildade de perceber que a autoridade de Jesus é o que move nossas ações e nos dá um coração de carne. Dê graças ao Senhor porque Ele é o Messias, o nosso salvador. Peça ao Senhor a graça de crer, reconhecer e testemunhar sempre mais com a sua vida que Jesus Cristo é o enviado por Deus. Peça também para ser capaz de palavras e atitudes proféticas nos momentos de prova, questionamentos, confronto.
CONTEMPLAÇÃO: O QUE O TEXTO FAZ EM MIM?
A Palavra desse dia me faz refletir: Com que autoridade estou decidindo sobre aquilo que está ao meu redor? Com autoridade que vem do céu? Ou com a autoridade do mundo? E percebo que, na maior parte de nossas vidas, nos sentimos com muito poder de decisão. Esse texto de hoje nos diz: É preciso ter um coração aberto á ação do Espírito para que saibamos discernir o que vem do alto, é necessário permitir vivermos sob a autoridade de Cristo para que tenhamos vida plena.
AÇÃO : O QUE EU POSSO FAZER A PARTIR DO EVANGELHO ?
Penso que temos de ter a coragem de Jesus e com a autoridade do EspíritoSanto, denunciarmos aquilo que está errado e que não condiz com seu Evangelho, não podemos permitir que o poder do mundo prevaleça sobre a autoridade e o ensinamento vem do céu, precisamos, sim fortalecer nossa fé e mantermos nossos olhos fixos no Senhor. Que esse refrão meditativo nos auxilie: Altíssimo, Glorioso Deus, ilumine as trevas do meu coração. / Dá-me fé reta, esperança certa, perfeita caridade. /Para que eu cumpra tua santa vontade.
Margareth Rosalina de Jesus – membro da Comissão para Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste 2 e da equipe da Pós-graduação em Catequese da PUC-MG.