“Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá”
29 de março de 2020“Aquele que me enviou está comigo”.
31 de março de 202030 de março – Segunda-feira da quinta semana da Quaresma:
Texto Bíblico: Jo 8,1-11
Leitura: O que o texto diz?
Leia atentamente o texto de João 8,1-11. Imagine que você faz parte da multidão que está no templo. Jesus também está no templo, ele está ensinando e muitos estão atentos. Mas algo chama a atenção das pessoas! É um barulho de gritos e insultos…. São os Fariseus, eles trazem uma mulher, a atiram no meio dos presentes, a acusam de adultério e perguntam a Jesus o que fazer com ela. A intenção dos Fariseus é colocar Jesus à prova e acusá-lo de ensinar contra a Lei de Moisés, que mandava apedrejar até a morte quem fosse pego em adultério. No entanto Jesus não os responde de imediato. Primeiro ele reflete e escreve algo no chão. E quando finalmente volta sua atenção aos Fariseus nos dá um ensinamento precioso: “Quem dentre vós não tiver pecado, atire a primeira pedra!”. Ora, Jesus não dá uma sentença de morte, também não nega que a mulher errou. Ele apela para a consciência dos acusadores. Pede que cada um examine sua vida e reconheça suas próprias fraquezas, antes de condenar os outros. Jesus pede ainda que os Fariseus reconheçam na mulher, alguém que errou, mas que merece uma chance de consertar seus erros: “Vá e de agora em diante não peques mais”.
Meditação: O que o texto me diz?
Refletindo sobre a mensagem do texto, deixe que Deus mostre as ocasiões em que você viu primeiro o erro do outro, antes de vê-lo como seu irmão. Se questione: Como eu enxergo os erros dos outros? Ajo com misericórdia? Sou capaz de ajudar quem errou? Ou faço questão de apontar e dar minha opinião sobre eles? Como eu tenho lidado com os meus próprios erros? Sou capaz de me perdoar? Sou capaz de ouvir Jesus que me diz: “Vá e de agora em diante não peques mais.”?
Oração: O que o texto me faz dizer?
É hora de responder a Deus. Fale com Ele! Abra seu coração, diga a ele que sentimentos o texto de hoje te fez sentir! Agradeça por sua misericórdia. Pelo amor dedicado a cada um de nós.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Agora o momento é para silenciar, para estar quieto, e se deixar descansar sob o olhar amoroso de Deus. Sinta-se tocado, envolvido, amado, acolhido, perdoado por Ele. Deixe que tudo o que foi lido, meditado e rezado frutifique em você.
Ação: O que o texto me faz agir?
Recolha os frutos dessa leitura orante. Quais a atitudes eu quero continuar a cultivar a partir de agora? O que eu quero deixar para trás?
Ir. Priscila Barros, NJ