Deus não é Deus de mortos, mas de vivos
7 de junho de 2023E uma grande multidão o escutava com prazer…
9 de junho de 202308 de junho, 5ª feira, Solenidade do Santíssimo Sacramento do Corpo e Sangue de Cristo
Peça o auxílio do Espírito Santo a fim de que a Palavra de Deus gere frutos em você.
Evangelho: Jo 6,51-58
Leitura: O que o texto diz?
Jesus compreendeu-se a si mesmo no pão, ou seja, ser para os outros alimento e alegria. Grãos e espigas moídos para alimentar. Jesus é reconhecido no pão que “desce” e desaparece nos outros, dissolvendo-se no mais íntimo de cada um, despertando alento, dando calor, força e sentido a partir de dentro. Jesus Cristo, ao fazer-se pão, acolheu tudo quanto é humano e desta maneira tudo redimiu.
O pão e o vinho, comido e bebido, se transformam em nós; o corpo de Cristo e seu sangue nos transformam n’Ele. Pelo pão e vinho, vivemos e nos alegramos. Pelo corpo e sangue de Jesus, Ele vive em nós e nos alegra. Comer do seu corpo e beber do seu sangue significa “ingerir” e fazer nossa, sua mentalidade, suas preferências, suas opções, seu estilo de vida, sua original maneira de viver, de pensar e de atuar…
Meditação: O que o texto me diz?
Jesus no Evangelho de João diz que é o pão vivo que desce do céu. Sua carne e seu sangue são verdadeiramente nossa comida e nossa bebida. Nosso alimento é literalmente seu corpo. Esse alimento nos dá não somente a vida terrena, mas, a vida eterna. O corpo e o sangue de Cristo nos fortalecem para enfrentar essa vida e ressuscitar no último dia. Diz Pe. Adroaldo Palaoro sj: “Cada ser humano é “pão vivo, descido do céu” para outro ser humano; cada homem, cada mulher é revelação de Deus, pão de vida eterna para os outros. Por viver neste nível, por entregar-se e compartilhar a vida neste plano, os homens e mulheres “não morrem”, tem vida eterna. E é isso que, no nível mais profundo, somos todos. Todos somos Vida, todos somos “pão de vida”.
Oração: O que o texto me faz dizer a Deus?
Peça ao Senhor força e coragem para transformar sua vida em pão, em alimento para a vida de quem precisa.
Contemplação: O que Deus, através do texto, faz em mim?
“Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente” diz Jesus. Não podemos comungar com Cristo na intimidade de nosso coração sem comungar com os irmãos que sofrem. Não podemos compartilhar o pão eucarístico ignorando a fome de milhões de seres humanos, privados de pão e de justiça. Alimentar-nos do Corpo de Cristo é voltar ao mais puro, ao mais simples e mais autêntico de seu Evangelho; interiorizar suas atitudes mais básicas e essenciais; acender em nós o impulso de viver como Ele. Como diz uma música litúrgica: “O pão da vida, a comunhão, nos une a Cristo e aos irmãos. E nos ensina a abrir as mãos para partir, repartir o pão.”
Ação: O que o texto me impulsiona a fazer?
O que pensará Jesus ao passar em procissão diante das casas onde hoje falta o pão? Que pensará Jesus ao passar diante de crianças que tem fome? Que pensará Jesus ao passar diante de homens e mulheres que o acompanham com o estômago vazio, sendo Ele mesmo o “verdadeiro pão”? Quê pensará Jesus ao ser levado nos “andores” e carros alegóricos por pessoas que não conhecem a fome, enquanto à margem aplaudem os famintos?… Tornar-se pão para os outros é consequência de quem comunga o corpo e sangue de Jesus Cristo.
Equipe do Lectionautas.