“Dai a César o que é César e a Deus o que é de Deus”
6 de junho de 2023“Eu sou o pão vivo descido do céu”
8 de junho de 202307 de junho, 4ª feira, 9ª Semana do Tempo Comum.
Acalme seu coração tanto quanto possível, pedindo o auxílio do Espírito Santo a fim de que a Palavra de Deus gere frutos em você.
Evangelho: Mc 12,18-27
Leitura: O que o texto diz?
A resposta de Jesus a pergunta dos saduceus tem duas partes distintas relacionadas. Primeiro ele afirma que a ressurreição não tem como resultado a continuação desta vida. Não devemos projetar na vida eterna as condições de nossa vida mortal. Jesus, em seguida, afirma que a ressurreição se baseia no poder de Deus. Deus tem o poder de criar tudo novo. A vida eterna não é duração indefinida desta vida, mas é uma forma que nós encontramos para dar nome à vida que Deus vive e nos quer dar, uma vida plena. Temos uma única esperança no nosso coração: aquele que vive em Cristo viverá com Ele para sempre. Demos graças a Deus pelo dom da vida e a garantia da ressurreição em Cristo Jesus!
Meditação: O que o texto me diz?
-“… ele não é Deus de mortos, mas de vivos!”, diz Jesus. A certeza da Ressurreição não deve ser apenas, uma realidade que esperamos; mas deve ser uma realidade que influencia, desde já, a nossa existência terrena. É o horizonte da Ressurreição que deve influenciar as nossas atitudes, a dor não tem a última palavra; é a certeza da ressurreição que nos dá a coragem de enfrentar as forças da morte que dominam o mundo, do ter, do ser, do poder indiscriminado, de forma que o novo céu e a nova terra que nos esperam comecem a desenhar-se desde já. Viemos de Deus da Vida, e com a morte, voltamos para Ele.
Oração: O que o texto me faz dizer a Deus?
Peça ao Senhor que aumente a sua fé na vida, nesta vida que nunca mais terá fim, pois Deus não nos criou para a morte, mas sim para a comunhão com ele. Também peça ao Senhor que aumente em você a fé na ressurreição.
Contemplação: O que Deus, através do texto, faz em mim?
A fé na Ressurreição tem alguma influência na maneira de você viver sua vida? Não dá para crer ao mesmo tempo na Ressurreição e a reencarnação. A verdade fundamental da nossa fé cristã é que Cristo ressuscitou, nos diz a Carta de São Paulo aos Coríntios. Porque, se Ele não ressuscitou, é vã a nossa fé; e todos que vêm de Cristo também ressuscitam com Ele. Como será depois? Os olhos não viram nem a capacidade humana é capaz de compreender, entender e penetrar naquilo que Deus tem preparado para nós. Se foi Deus quem preparou, só pode ser muito bom! Aguardemos e vivamos na fé d’Aquele que amou, morreu e ressuscitou por nós!
Ação: O que o texto me impulsiona a fazer?
É preciso ajudar os cristãos a compreenderem o que é a ressurreição. Poucos conhecem seu sentido ou o que se quer dizer quando se diz que cremos na ressurreição. A certeza da ressurreição nos faz viver sem ter que fazer algo para receber a recompensa depois. Temos a certeza da ressurreição, já estamos salvos. O que realizamos é porque já somos salvos. Por isso queremos a vida plena também aqui…
Equipe do Lectionautas.