Anunciai o evangelho a toda criatura!
25 de abril de 2024Quem me viu, viu o Pai!
27 de abril de 202426 de abril, 6ª feira, 4ª semana da Páscoa
Invoque a presença do Espírito Santo para que a Palavra de Deus possa tocar o seu coração. Abra a sua Bíblia e inicie a leitura em Jo 14,1-6.
1. Leitura: O que o texto diz?
Jesus prepara os discípulos para os acontecimentos que estão se aproximando, sua paixão, morte e ressurreição. No entanto, eles ainda não compreendem. A fé é a única resposta que o Senhor nos oferece, mesmo sem sabermos o que vem pela frente. Deus é a verdade e diferente dos seres humanos, o Senhor não trai a nossa esperança com promessas falsas. Essa passagem também é dirigida aos cristãos que passam por um tempo de perseguição e quer animá-los na fé para não desistirem. É Jesus quem conduz pelo caminho certo e somente nele se encontra a verdade e a vida plena.
2. Meditação: O que o texto me diz?
Ainda com o texto em mãos, questione o que ele tem a lhe dizer! E perceba nos detalhes do texto, como está sua vida. Jesus quer estar junto com você no caminho para o Pai. O que você está fazendo para trilhar esse caminho com Jesus? Você procurar alimentar a sua fé, através do encontro com Jesus em sua Palavra? Estar com o Senhor e acolhê-lo, gera uma transformação, permuta que Ele lhe conduza e faça de você uma pessoa nova.
3. Oração: O que o texto me faz dizer para Deus?
Neste momento se coloque diante do Senhor e fale para ele tudo que está inquietando o seu coração. Diga para Jesus as coisas que querem lhe arrastar para longe dele. Peça os dons do Espírito Santo para que você possa estar atento(a) aos sinais que o Senhor lhe manda diariamente.
4. Contemplação: O que o texto faz em mim? Qual o novo olhar que o texto provoca em mim?
Agora entre no texto e se coloque diante de Jesus e os discípulos e imagine que Jesus está olhando diretamente nos seus olhos e lhe chama para segui-lo. O que você fará? Continuará normalmente com a sua vida ou deixará a pessoa quem você é? Jesus quer uma decisão hoje! Continue se colocando diante dessa passagem e deixe que ela continue a inquietar o seu coração.
5. Ação: Que ação o texto me leva a realizar?
O que mudou em você? E a partir de agora o que você se propõe a realizar? Que ações o Senhor lhe convida a tomar daqui para frente? Lembre-se que em tudo na vida do cristão, a oração e a Palavra devem estar sempre presentes.
Ir. Ian Lucas Rodrigues Oliveira, INJ – Membro do instituto Religioso Nova Jerusalém. Graduando em Filosofia pela UFC.