Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida.
26 de abril de 2024Eu sou a videira e vós os ramos!
28 de abril de 202427 de abril, Sábado, 4ª Semana da Páscoa.
Invoque a presença do Espírito Santo para que a Palavra de Deus possa
tocar o seu coração. Abra a sua Bíblia e inicie a leitura em Jo 14,7-14.
1. Leitura: O que o texto diz?
O texto de hoje, continua alertando os discípulos a permanecerem confiantes no Mestre. Mesmo se aproximando o momento de sua entrega na cruz e logo em seguida a ressurreição, os discípulos ainda não compreendem qual a missão de Jesus. Então o Senhor fala que ele está no Pai e veio para revela-lo ao mundo. É por meio de Jesus que o véu que separava o homem e Deus é tirado. Através dele, o Pai se torna conhecido e acessível. Assim, o mundo inteiro é chamado a ter fé em Cristo, pois ele revela ao Pai.
2. Meditação: O que o texto me diz?
Ainda com o texto em mãos, leia novamente e perceba o que nesta passagem mais toca o seu coração. Assim como os discípulos, você consegue perceber em si mesmo(a) uma dificuldade em compreender quem é a pessoa de Jesus e a sua missão? Como está sua relação com o Mestre? Vá abrindo mais o seu coração e deixando que a Palavra de Deus vá lhe questionando.
3. Oração: O que o texto me faz dizer para Deus?
Neste momento se coloque na presença do Senhor e deixe seu coração falar para ele todos os seus anseios e tudo que lhe perturba, assim como também todas as suas alegrias e graças. Faça nesse momento de oração, o seu diálogo com o Senhor.
4. Contemplação: O que o texto faz em mim? Qual o novo olhar que o texto provoca em mim?
Depois de ler, meditar e rezar, o que essa Palavra está causando em seu coração? Você sente algo novo brotando dentro dele? Você consegue se enxergar como discípulo? continue se percebendo dentro do texto e permita que Jesus fale mais em você. Vá acalmando o seu interior e faça um silêncio bem profundo para que a voz do Senhor possa ser ouvida.
5. Ação: Que ação o texto me leva a realizar?
Todo aquele que é chamado a crer no Cristo, deve seguir os passos do Mestre, agindo como ele. O que você fará daqui para frente para imitar o Senhor e ser sinal de salvação para o outro? Jesus fala contigo e lhe faz esse convite. Creia!
Ir. Ian Lucas Rodrigues Oliveira, INJ – Membro do instituto Religioso Nova Jerusalém. Graduando em Filosofia pela UFC.