“Jesus e as Sagradas Escrituras: aceitos ou rejeitados?”
23 de março de 2023Maria, modelo de Resiliência
25 de março de 202324/03/2023, 6ª feira da 4ª semana da Quaresma
Evangelho Jo 7, 1-2.10.25-30
“Eu sou Deus, não como os homens”
Leitura: O que o texto diz
Mesmo não sendo reconhecido, e ainda perseguido, Jesus continua sua missão na Galiléia. esperavam um rei cheio de poder. Dessa forma, ainda persiste, caminha no meio de nós o tempo inteiro, apesar de que, nas turbulências, achamos que Ele está distante, porém, somos nós que nos afastamos dEle e mesmo assim, não se vinga como nós: “…eu sou Deus e não homem, sou o santo no meio de ti. Não virei com furor” (Os 11,9).
Muitas vezes somos cristãos interesseiros, uma vez que, só lembramos da existência de Deus, quando precisamos. Buscamos santidade de uma forma distorcida, ou seja, na pureza sexual; mas o coração tão impuro. Com efeito, acabamos não dando testemunho como Jesus dá em cumprir as instruções do Pai, não a sua vontade. Há uma necessidade urgente de ressignificar o testemunho de santidade, pois Deus faz através de nós.
Meditação: O que o texto me diz
Inspire-se na palavra de hoje e faça uma conexão com sua vivência. No que Deus chamou mais a sua tenção? Você está sempre aberto para acolher a presença de Deus ou age com falsa proximidade? Qual o seu pensamento sobre santidade e seu testemunho?
Oração: O que o texto me faz dizer
Aprofunde a conexão com Deus e agradeça tudo que Ele já fez em sua vida, ainda que não perceba. Vá pedindo a graça de se curar do que não condiz com seus ensinamentos, inclusive, se não tem dado testemunho do verdadeiro discípulo. Deixa Jesus derramar as graças.
Contemplação: O que o texto faz em mim
Muitas vezes nos comportamos como falsos cristãos sem ao menos percebermos o quanto estamos na direção contrária. E tantas vezes ainda nos escondemos. Ou até mesmo julgamos os outros erroneamente. Tudo isso atrai uma vida de tribulações, sendo estas, até enfermidades espirituais e físicas, por estarmos distantes de Deus.
Ação: O que o texto me faz agir
Decididos a testemunhar a verdade de Cristo somos impulsionados a viver a transparência e o amor. Que você, ungido pelo Espírito de Deus, busque outros que estão distantes ou perdidos em sua santidade. Colabore no projeto do Senhor sendo fiel como Cristo.
Mércia da Silva Pereira*
Especialista em Estudos Bíblicos pela Faculdade Católica de Fortaleza-CE (FCF) e graduada em Teologia pela Faculdade Católica do Rio Grande do Norte. Atualmente reside em Mossoró/RN.