02/01/23 – Segunda-feira
Evangelho de Jo 1, 19-28
Leitura: O que o texto diz
Os judeus enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para perguntar a João Batista quem era ele. João confessou e não negou. Confessou: “Eu não sou o Messias”. Eles perguntaram: “Quem és, então? És Elias?” João respondeu: “Não sou”. Eles perguntaram: “És o Profeta?” Ele respondeu: “Não”. Perguntaram então: “Quem és, afinal? Temos de levar uma resposta àqueles que nos enviaram. Que dizes de ti mesmo?” João declarou: “Eu sou a voz que grita no deserto: ‘Aplainai o caminho do Senhor’” — conforme disse o profeta Isaías. Eles perguntaram: “Por que então andas batizando, se não és o Messias, nem Elias, nem o Profeta?” João respondeu: “Eu batizo com água; mas no meio de vós está aquele que vós não conheceis, e que vem depois de mim. Eu não mereço desamarrar a correia de suas sandálias”. Isso aconteceu em Betânia além do Jordão, onde João estava batizando.
Meditação: O que o texto me diz
Este Evangelho nos diz que João com sua coragem, determinação, consciência de sua vocação e missão aponta para Jesus reconhecendo-O como o Messias, o salvador, o Emanuel. Sinto que é preciso testemunhar o Cristo com coragem. E como João Batista ser uma voz que grita no deserto. Diante de uma sociedade que valoriza o acúmulo, o ter, as discriminações, a intolerância, o hedonismo, o desamor , tantos outros eu tenho que ser esta voz que clama no deserto com valores que o próprio Evangelho ensina: partilha, solidariedade, compaixão, misericórdia, fraternidade e tantos outros. Penso que João Batista afirma que devemos nos converter ou seja, mudar a direção de nossa vida em família, na sociedade. Acredito que isso não acontecerá de uma hora para outra, mas a cada dia, fazendo um propósito de seguir os passos de Jesus que nos batiza com o Espírito Santo. E isso tem que começar hoje, agora.
Oração: O que o texto me faz dizer
Senhor! Hoje João Batista me dizer para ser uma voz que clama no deserto! Entendo que preciso melhorar minhas atitudes em favor dos irmãos e ir ao encontro deles sendo fraterna, me preocupando com seus problemas, partilhando minha vida e o que tenho, me unindo ao sofrimento deles cada vez mais .
Sei que não é fácil nadar contra a corrente desta sociedade que nos esmorece, que nos coloca inertes diante dos problemas sociais, mas preciso ser valente, corajosa e humilde.
Dê-me forças para que eu comece fazendo pouco, mas que eu consiga realizar aquilo que eu me propuser.
Contemplação: O que o texto faz em mim
Este evangelho me fez refletir sobre o quão importante foi João Batista para o início da missão de Jesus aqui entre nós. Sei que eu tenho minha responsabilidade de fazer com que o Reino de Deus se instaure entre nós através de minhas ações dentro dos valores evangélicos. Valores que o próprio Jesus nos mostra através de feitos e ensinamentos.
Ação: O que eu posso fazer a partir do evangelho
A partir deste texto do Evangelho quero me comprometer cada vez mais com o Reino de Deus, com atitudes de misericórdia com os irmãos afim de ser uma voz que clama no deserto e aponta para Jesus.
Margareth Rosalina de Jesus – Especialista em Catequética e membro da Comissão para Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste 2.