Eu sou a voz que grita no deserto: ‘Aplainai o caminho do Senhor’
2 de janeiro de 2023“Eis o Cordeiro de Deus!”
4 de janeiro de 202303/01/23 – terça-feira
Evangelho – Jo 1,29-34
Leitura: O que o texto diz
O evangelho diz que João é aquele que vê Jesus e o anuncia como o “ Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo.” João declara que não o conhecia, porém testemunhou o Espírito Santo descer do céu como uma pomba e pousar sobre Ele. João teve então o grande sinal de que Jesus é o Filho de Deus e a certeza de que o Mestre teria vindo para batizar com o Espírito Santo e João realizava o batismo com água. O Apóstolo reconhece o Salvador.
Meditação: O que o texto me diz
O evangelho remete a grande certeza de que Jesus é o Servo Sofredor e que seu sofrimento na cruz foi para pagar os pecados do mundo. O anúncio de João fortalece a nossa Fé, pois Jesus se coloca como um cordeiro, ou seja manso e humilde de coração pra fazer a vontade do Pai.
O evangelho me provoca a fim de que eu possa ver, o que tenho feito também para ser uma testemunha a anunciar o Cordeiro de Deus.
João não o conhecia, porém compreendeu o sinal da pomba sobre sua cabeça. Como temos anunciado àqueles que não o reconhecem?
Oração: O que o texto me faz dizer
Peça a Jesus para que com sua misericórdia venha lavar as nossas minhas culpas e nos auxilie a caminhar novamente no caminho do bem e do amor.
A força do Espírito Santo é a mesma força que temos em nós e que recebemos no dia do nosso batismo. Peça ao Senhor que possamos abrir o coração e deixar que a luz do Espírito Santo nos ilumine, dando-nos força, coragem, destemor para reconhecer os dons que cada um de nós possui.
Contemplação: O que o texto faz em mim
Este Evangelho faz me sentir saudades do meu Primeiro Amor ( Jesus). Eu também não o conhecia e ao fazer a experiência do Cristo vivo, pude gritar:” Eis o Cordeiro de Deus, eis aquele que tira o pecado do mundo”. No entanto às vezes deixamos de anunciá-lo, pois caímos na rotina diária, nos deixamos levar pelos nossos problemas, nos acostumamos e perdemos o valor da essência em nós.
Este evangelho recende o valor da Eucaristia , do sacramento da Confissão, para que possamos voltar como João, a gritar pelo mundo afora : Cordeiro de Deus, Tú és o Messias que veio para nos tirar o peso da escravidão dos pecados e proclamar a verdadeira liberdade.
Ação : O que posso fazer a partir do Evangelho
A partir do Evangelho, podemos tomar a atitude do retorno. Jesus nos espera de braços abertos e se faz necessário o reconhecer primeiramente em nós, para que possamos levá-lo a quem ainda não o conhece e proclamá-lo como Messias restaurador da nossa fé, o qual nos dá a cada dia a oportunidade de nos livrar da escravidão interna.
Que nos momentos de nossas orações, peçamos a coragem para anunciá-lo em nossas comunidades, nas nossas famílias, nas prisões, assim como João fez : “ Eis o Cordeiro de Deus”.
Margareth Rosalina de Jesus – Especialista em Catequética e membro da Comissão para Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste 2.