Quem me viu, viu o Pai!
27 de abril de 2024Se alguém me ama, guardará a minha palavra
29 de abril de 202428 de abril, 5º Domingo da Páscoa.
Escolher um lugar/postura confortável. Faça silêncio para escutar a Palavra.
Respire profundamente, deixe o ar novo entrar…Acalme seus pensamentos.
Escute o seu coração.
Peça ao Espírito Santo que aqueça seu coração e te leve a viver o evangelho.
Leitura: O que o texto diz?
No evangelho deste domingo Jesus toma a imagem da videira e do agricultor, muito comum na tradição de Israel. Com isso, Jesus vai ensinando os discípulos a permanecerem unidos a Ele. Longe d’Ele, os discípulos correrão o risco de não perseverar, porque ficarão sem forças.
Meditação: O que o texto me diz?
Longe Jesus os discípulos correm o risco de não perseverar, porque ficarão fadigados e sem forças. Precisam receber o alimento da videira, e, ao mesmo tempo, deixar ser cuidado pelo agricultor, o Pai. Todas suas iniciativas em sua missão darão muitos frutos porque estarão ligados à seiva que dá vida! Ligados ao Mestre, trilham o mesmo caminho. Sem a seiva divina que nos atravessa nunca poderemos dar o verdadeiro fruto. É a seiva divina, presente no nosso “eu” mais profundo, que nos arranca de nosso fechamento e nos faz ir para além de nós mesmos; ela nos abre a uma Realidade maior que nos transcende; é ela que nos faz perceber que temos no coração um espaço que está feito à medida de Deus.
Oração: O que o texto me faz dizer a Deus?
Peça ao Senhor a graça de permanecer sempre unido a Ele e assim não perder a coragem para amar e servir. Peça para que Ele permaneça em você e você n’Ele. Busque a seiva que vem Dele e permita que ela faça você crescer mais e mais.
Contemplação: O que o texto me faz experimentar?
Imagine-se sendo um dos ramos desta videira. Perceba em que momentos da sua vida você se vê ligado a essa videira e recebendo a seiva que vem dela. Mas também, procure apresentar os momentos em que você se afastou ou se desconectou com a videira e foi perdendo força, ficando com fome. Como se sentia? Como você agia? O que você procurava para suprir essa lacuna? Deixe a frase: “Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós” adentrar seu coração e movimentar seu interior.
Ação: O que esse texto me faz agir?
Quais os “galhos secos” da sua vida que precisam ser identificados e apresentados ao “agricultor”, Deus, para serem cortados e lançados fora? Por mais que, às vezes seja doloroso, é preciso desfazer-se daquilo que não está dando fruto.
Equipe do Lectionautas