“Ficai atentos e preparados para a volta do Filho do Homem”
26 de agosto de 2021Consegue reconhecer os “talentos” confiados a você?
28 de agosto de 202127/08/20 (sexta da 21ª semana do Tempo Comum): Mt 25,1-13 – “Estejam vigilantes pois não sabeis nem o dia e nem a hora”
- Leitura: O que o texto diz?
Invocando a presença do Espírito Santo, permita que Ele conduza você no contato com a Palavra de Deus. Tome em mãos o texto de Mt 25,1-13. Jesus continua exortando seus discípulos sobre a vigilância, já que não se sabe o dia e nem a hora do julgamento do Senhor. Para ilustrar o tema, o Mestre conta-lhes a parábola das dez virgens com lâmpadas que vão ao encontro do noivo. Cinco delas são prudentes e levam consigo óleo reserva para não deixar suas lâmpadas apagarem. Outras cinco, não previdentes, levam só as lâmpadas, sem óleo reserva. Na espera pelo noivo, simbolizada pelo “cochilo”, “sono”, de repente acordam com sua vinda inesperada. Pela demora, as imprudentes jamais previram que o óleo poderia acabar. As prudentes previram e por isso, com o óleo reserva, mantiveram suas lâmpadas acesas. Ao final, somente aquelas que mantiveram sua lâmpada acesa poderiam participar do banquete do noivo. Por que elas não partilharam o óleo com as outras para que todas pudessem estar com o noivo? Se tomarmos a imagem da lâmpada acesa como a fé no Senhor e o óleo, como a oração, o “combustível” para manter a fé acesa, então se vê o porquê do óleo não poder ser partilhado. Jesus chama à responsabilidade dos discípulos para manter vigilantes e fiéis na oração para que em sua vinda possam participar do Reino de Deus.
- Meditação: O que o texto me diz?
Relendo Mt 25,1-13, perceba quais palavras mais tocaram você? Imagine-se na parábola das dez virgens. Sua lâmpada está acesa, mas a espera pelo Senhor pode demorar um pouco. Você pode enfrentar ou estar enfrentando grandes desafios que façam consumir e correr o risco de apagar sua lâmpada. Você tem levado seu óleo reserva ou está somente com sua lâmpada na mão? Como está sua reserva de óleo? Você tem enchido-o com o “óleo” que é a oração?
- Oração: O que o texto me faz dizer?
É preciso levar consigo óleo reserva para manter sua lâmpada sempre acesa. Apresente ao Senhor seu recipiente para que Ele possa enchê-lo de óleo e você possa manter sua lâmpada sempre acesa. Mostre ao Senhor também aquilo que quer apagar a chama de sua lâmpada e quer impedi-lo(a) de participar do banquete do Reino de Deus.
- Contemplação: O que o texto faz em mim?
Na certeza dessa verdadeira amizade entre Jesus e você, deixe-o encher e manter sua lâmpada acesa. Permita que a força da Palavra de Deus revigore suas forças e a luz que sai de sua lâmpada irradie não só o seu interior, mas a todos que você traz ao coração. Na espera do noivo, Jesus Cristo, fique atento(a) à sua chegada e faça desse encontro um tempo de graça em sua vida.
- Ação: O que o texto me faz agir?
Permitindo a ação da Palavra de Deus em você, veja se já consegue fazer um gesto concreto, uma vez que sua lâmpada acesa irradia calor a sua volta. Seja luz para as pessoas que convivem com você no seu dia-a-dia e veja como motivá-las para que também a lâmpada da fé de cada um deles também se mantenha acesa.
Pe. Jackson Câmara Silva, INJ
*Membro do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Vigário da Paróquia São José – Vespasiano-MG, Brasil. Mestre em teologia sistemática pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia -FAJE