“Apascenta as minhas ovelhas…”
3 de junho de 2022“Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor”
5 de junho de 202204/06/2022 – Jo 21,20-25
“Este é o discípulo que dá testemunho”
- Leitura. O que diz o texto?
Terminando o tempo pascal, neste dia anterior à celebração de Pentecostes, temos o texto do último episódio do evangelho de João. É mais um colóquio entre Jesus e Pedro. No episódio anterior, Pedro era confirmado como pastor universal; hoje o Discípulo Amado é apresentado como testemunha do quarto evangelho.
- Meditação. O que Deus nos diz através desse texto?
Pedro, tendo sido confirmado na missão, deseja saber de Jesus qual será o destino do outro discípulo – aquele que Jesus amava, o mesmo que reclinou a cabeça sobre seu peito na ceia. Jesus responde a Pedro dizendo que o mais importante é seguir, olhar para frente e não para trás, se preocupando com a missão do outro. Seguir e permanecer. João dedica todo o capítulo quinze do seu evangelho a explicar o que Jesus entende por “permanecer”.
- Oração. O que o texto me faz dizer a Deus?
Vem, Espírito Santo nos ilumine e nos dê o discernimento necessário para “permanecermos no amor e darmos muitos frutos” (Jo 15).
- Contemplação. O que o texto faz em mim?
O primeiro fruto do Espírito é o amor (Gl 5,22). Jesus quer que permaneçamos com ele para darmos muitos frutos de caridade. Não importa muito “o que vai ser de mim”. O que importa é seguir e permanecer. Percebo que Deus permanece em mim e eu nele. Disso somos testemunhas.
- O que o texto me sugere a viver?
Nesses tempos difíceis, somos exortados mais do que nunca, a permanecermos no amor do Senhor e acolher na celebração de Pentecostes os dons e os frutos do Espírito Santo, principalmente o fruto da caridade, que são os gestos de amor.
Diác. Glêvison Felipe Lourenço de Sousa*
*Diácono permanente da Arquidiocese de Belo Horizonte, MG. Pós-graduado em Sagrada Escritura pelo Claretiano – Centro Universitário. Colaborador e residente na Paróquia São José – Vespasiano MG, Brasil