A autoridade de Jesus vinha de sua bondade e compaixão
28 de janeiro de 2024“Menina, levanta-te”
30 de janeiro de 2024Segunda-Feira, 29 de Janeiro de 2024. 4ª semana do Tempo Comum.
Leia o evangelho de Mc 5,1-20
Escolha uma das frases que mais chamou atenção.
1) Leitura: O que o texto diz?
A libertação trazida por Jesus é universal; “ele veio para que todos tenham vida e vida em abundância” (cf. Jo 10,10). Indo ao encontro dos necessitados, Jesus encontra “um homem possuído por um espírito impuro” – alguém envolvido pela morte e pela exclusão, pela impureza e pela violência, em condição de indignidade e desumanidade. Jesus vê a condição daquele homem e liberta-o dos males, tirando-o da marginalidade, levando-o novamente ao convívio familiar. O Senhor é o Deus da vida!
2) Meditação: O que o texto me diz?
Que palavra ou frase me interpela? Atualize a Palavra ligando-a com a vida.
O cristão, por força de sua vocação batismal, é o continuador da obra de Cristo. Hoje, nós é que devemos libertar aqueles com quem nos encontramos dos diversos males que os oprimem. Todos somos filhos do mesmo Pai.
3) Oração: O que o texto me faz dizer?
A nossa oração é uma resposta a Deus.
Com Santo Inácio de Loyola, ofereçamos a Deus nossa vida: “Tomai, Senhor, e recebei toda a minha liberdade, minha memória, minha inteligência e toda a minha vontade, tudo o que tenho e possuo. De vós recebi; a vós, Senhor o restituo. Tudo é vosso; disponde de tudo inteiramente, segundo a vossa vontade. Dai-me o vosso amor e graça, que esta me basta.” Amém.
4) Contemplação: O que o texto faz em mim?
Que experiência levo dessa Palavra para a minha vida?
Repito ao longo do dia o seguinte versículo do Salmo: “Eu me deito e adormeço bem tranquilo; acordo em paz, pois o Senhor é meu sustento” (Sl 3,6a).
5) Ação: O que eu posso fazer a partir do texto?
Frutos da Palavra – Formule uma atitude ou compromisso de vida.
A família é a Igreja doméstica; nela devemos viver os ensinamentos de Cristo. Que eu procure viver os valores evangélicos em meu lar.
Pe. Lúcio Flávio Galvão Camargos é presbítero e Coordenador Diocesano de Pastoral da Diocese de Divinópolis/MG; membro da Comissão Bíblico-Catequética do Regional Leste II da CNBB.