Salvar uma vida ou deixar que se perca?
11 de setembro de 2023As bem-aventuranças.
13 de setembro de 202312 de setembro, 3ª feira, 23ª Semana do Tempo Comum.
Em um lugar silencioso, respire, aquiete seu coração e faça uma prece ao Espírito Santo, para que te conduza nesta Leitura Orante com o texto do evangelho Lc 6,12-19.
Leitura: o que o texto diz?
Jesus se retira para rezar nas tomadas de decisões que precisa fazer. É da oração que nasce a força para levar em frente à missão que o Senhor nos confia. Ele chama os doze para seguir os seus passos e atende as necessidades das pessoas sofridas. Suas palavras e ações são plenas de amor e de misericórdia. A multidão procura Jesus e vai ao seu encontro ao menos para tocá-lo e para ser curada dos seus males por perceber que Jesus é alguém que tem um olhar diferenciado para com os que sofrem. Foi para essa missão que Jesus chamou seus discípulos e continua chamando cada um de nós.
Meditação: o que o texto me diz?
Hoje o convite é olhar a pessoa de Jesus que mais uma vez se retira para rezar e esta oração foi antes de chamar os doze discípulos. Foram eles os continuadores de sua missão. Jesus os chama para amar e servir as diversas pessoas que se encontram nas estradas da vida, nas planícies de hoje, nas cidades e nas periferias existenciais.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Peça ao Senhor a graça de perceber a força que nasce da oração e do chamado que o Ele te faz. Que Ele te conceda a graça de não ter medo de descer com ele da montanha para se colocar nas planícies da vida.
Contemplação: o que Deus, através do texto faz em mim?
“… Ao amanhecer, chamou os discípulos e escolheu doze entre eles, aos quais também chamou de apóstolos.”. Contemple a cena do evangelho. Imagine-se naquela cena… Perceba que Jesus também se dirige e fala com você.
No chamado feito aos discípulos também estávamos já incluídos para com Jesus assumir nossa missão.
Ação: o que o texto – e este encontro com a Palavra– me solicita a agir?
Ser ouvinte e praticante da Palavra nesta sociedade tão necessitada de vida e de esperança é missão do discípulo do Senhor.
Equipe Lectionautas