Maria guardava todos estes fatos e meditava sobre eles em seu coração
1 de janeiro de 2022Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo
3 de janeiro de 202202 de janeiro, domingo, Solenidade da Epifania do Senhor
Evangelho de Mateus 2, 1-12
Leitura: O que o texto diz?
“Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo.” O evangelista Mateus nos apresenta o nascimento de Jesus através deste relato (v. 1). E logo nos indica que magos do Oriente, ou seja, estudiosos místicos pagãos, viram brilhar a luz e vieram adorar o Rei dos judeus. A princípio, vão ao centro político e religioso que é Jerusalém, mas retomando o caminho da estrela seguem para a periferia, onde encontram o Menino com sua mãe e a ele oferecem seus dons. Após o adorarem, voltam para suas terras, mas por um caminho novo.
Meditação: O que o texto diz para mim?
“Onde está o rei dos judeus, que acaba de nascer?” Os magos foram a Jerusalém, mas, pela sua pergunta, sabemos que eles percebem que Herodes não é o Rei que procuram. Mesmo guiados pela estrela, se confundem e vão buscar o Rei no palácio, na cidade do Templo. A luz do céu nos aponta o caminho, mas preferimos seguir nossas certezas, afinal em nossas estreitezas, lugar de rei é o palácio; lugar de Deus é o Templo. Mateus nos relata que foi na casa, em Belém, que encontraram o Rei menino. A morada de Deus é no meio do povo.
Oração: O que o texto me leva a falar a Deus?
“Ao verem de novo a estrela, os magos sentiram uma alegria muito grande.” Mesmo que erremos o caminho, a estrela-guia não deixa de nos apontar novamente a direção. Iniciamos um novo ano. Peçamos ao Senhor a graça de “recalcular a rota”, seguir de fato a luz da estrela, a luz da fé que nos enche de alegria, pois nos ponta o Salvador. Em meio a um tempo nebuloso, que seja nos concedida a graça de contemplar a luz e seguir o Caminho, que é o próprio Jesus.
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
“Ajoelharam-se diante dele, e o adoraram. Depois abriram seus cofres…”. Reconhecer Jesus como Deus feito homem, como Rei e Senhor, faz com diante dele nos prostremos e também nos abramos. Experimentemos a abertura de coração diante do Senhor, numa oferta de todos os dons que nós trazemos; fazendo-nos dons àquele que é o grande Dom do Pai.
Ação: O que o texto me pede para viver no dia-a-dia?
“Avisados em sonho para não voltarem a Herodes, retornaram para a sua terra, seguindo outro caminho.” A partir o encontro com Jesus, não é possível voltar a Herodes. Ao se encontrar com a Verdade, não dá mais para seguir os que tramam e anunciam falsidades. O encontro com Jesus exige uma mudança de caminho. Voltar para a vida cotidiana, mas de uma forma transformada, como discípulo missionário a serviço do Reino Novo.
* Pedro Henrique Mendonça Fernandes – catequista coordenador diocesano da Catequese na Diocese da Campanha/MG
Imagem: Bartolomeo Esteban Murilo