Vocês darão testemunho de mim (Jo 15, 26-16,4a)
26 de maio de 2014Ele vos conduzirá a plena verdade (Jo16,12-15)
28 de maio de 2014“Mas agora eu vou para aquele que me enviou. E ninguém de vocês pergunta para onde eu vou? Mas porque eu lhes disse essas coisas, a tristeza encheu o coração de vocês.
Entretanto, eu lhes digo a verdade: é melhor para vocês que eu vá embora, porque, se eu não for, o Advogado não virá para vocês. Mas se eu for, eu o enviarei.
Quando o Advogado vier, ele vai desmascarar o mundo, mostrando quem é pecador, quem é o Justo e quem é o condenado.
Quem é pecador? Aqueles que não acreditaram em mim.
Quem é o Justo? Sou eu. Mas vocês não me verão mais, porque eu vou para o Pai.
Quem é o condenado? É o príncipe deste mundo, que já foi condenado.”
Na oração de hoje, peçamos ao Senhor que nos renove o dom da fé, para compreender com o coração a vitória que nos foi dada por Cristo no Espírito, e o Advogado, o Defensor que está conosco no dia a dia.
O Espírito mostra a grande vitória de Jesus Cristo, o Justo. Ele é aquele que glorifica o Pai a quem Deus Pai glorifica, e esta é a verdadeira justiça. Às vezes vivemos como se o mal tivesse mais forças que o bem. Vemos tantas atrocidades ao nosso redor que perdemos as esperanças e achamos que não há mais solução.
No entanto, não é isto que diz a nossa fé. Ela afirma que o príncipe deste mundo já foi condenado. A força que ele ainda exerce já está derrotada. Resta a nós abraçar a Vida que nos é dada em Cristo e deixar que o Espírito atue em nós para que promovamos o Reino a partir deste mundo.
Quem não acredita, permanece na culpa, que já foi tirada pela entrega do Cristo. Permanece no antigo regime do “toma lá dá cá”, do “olho por olho dente por dente”. Mas Cristo ressuscitou para que vivamos uma vida nova, vida alicerçada no Seu amor e que planta as sementes deste amor pelos vários ambientes onde passa, para que frutifiquem no que é mais forte que a morte, mais forte que o mal e o pecado.
O Senhor nos envia Seu Espírito para que construamos um mundo de irmãos, já possível pela Sua vitória. Peçamos-lhe que aumente a nossa fé, para que de fato nos comprometamos com a fraternidade em cada palavra, gesto e escolha do nosso dia.
Tania Pulier, comunicadora social – Palavra Acesa Editora – Família Missionária Verbum Dei