
“A sabedoria é dom”
9 de dezembro de 2022
“És tu aquele que há de vir ou devemos esperar outro?”
11 de dezembro de 2022
2ª SEMANA DO ADVENTO
Sábado – 10/12/22
Mt 17,10-13– “Entender a proposta de Jesus”
- Leitura: O que o texto diz?
Elias foi um profeta com bravura, destemido. Descendo do monte, depois da transfiguração, os discípulos perguntaram a Jesus porque os mestres da Lei diziam que Elias precisava vir primeiro, antes do Messias. Elias seria então o precursor, mas Jesus deixa claro que ele já havia vindo, se referindo a pessoa de João Batista. Jesus fala que João não fora entendido e nem reconhecido como o precursor e os homens o levaram ao fim. E Jesus fala que assim também o Filho do Homem seria tratado.
- Meditação: O que o texto me diz?
Infelizmente, a humanidade insiste em não entender os sinais, em não reconhecer aquilo que não lhe convém, aquilo que vem contra os seus interesses. Muitos esperam um Senhor que realize os milagres que quer e não um Senhor que faça acontecer os milagres que precisa. Encontramos pessoas que querem apresentar um Jesus irreal, ou seja, um Jesus que não vá contra os próprios interesses e sabemos que este Jesus não existe. Nosso Mestre Senhor nos ensina, durante todo o Evangelho, que é preciso sair de si mesmo e olhar para o outro, sair de seus túmulos e enfrentar as situações. E Ele sabia que tentariam deixá-Lo no túmulo.
- Oração: O que o texto me faz dizer?
Senhor, que saibamos reconhecer em Ti, Aquele que Tu és! Que saibamos reconhecer quão forte são teus ensinamentos, tuas lições, tuas orientações e, acima de tudo, teus exemplos. Que saibamos primeiro ouvir, depois refletir, depois trazer para nossas vidas e entender onde tudo isto pode nos fazer melhores, pode nos aproximar mais do outro e também de Ti.
- Contemplação: O que o texto faz em mim?
Nos faz silenciar e nos faz um convite: como de fato temos visto Jesus? Realmente entendemos o Reino que Ele anunciou? Entendemos que o Reino é construído pelas nossas atitudes diárias, que realmente anunciam quem Ele é? O anúncio de Jesus é desinstalador, ou seja, não propõe o que queremos, mas o que precisamos. A questão não é a nossa vontade, mas a vontade de Deus, portanto é preciso parar e repensar. Uma vez? Duas? Quantas necessárias, é claro!
- Ação: O que eu posso fazer a partir do texto?
É intrigante, mas necessário: como temos visto Jesus? Como é nosso anúncio em relação a Ele? Não podemos nos permitir maltratar Jesus, por isto tão importante analisar como temos tratado os prediletos Dele? Momento forte para nossa reflexão, é o Advento. Deus se faz homem, se faz menos ainda, se faz Menino, e se permite viver todos os limites humanos, por que? Por nós! Vamos procurar novos Elias e João Batista que anunciam o Senhor e talvez, quem sabe, encontraremos muito deles entre nós.
Suzy Aparecida Carvalho Miranda Ferreira – Diocese de Luz-MG