“ESte é o discípulo que dá testemunho”
4 de junho de 2022“Jesus, sabendo que tudo estava consumado…”
6 de junho de 202205/06/2022 Domingo de Pentecostes –
João 20,19-23 – “Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor”.
1. Leitura: O que o texto diz?
“Jesus disse”, estamos diante do Senhor que proclama, que manifesta sua vontade. Ele se coloca no meio dos seus discípulos, expõe de forma clara o que tem a oferecer, ele é a fonte da água viva, está oferecendo da sua água, da sua fonte, que é o seu Espírito. Vemos nosso Senhor que concede aos que ali se encontravam, o seu Espírito. “Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor”, eles experimentam ainda na alegria da ressurreição, um encontro sempre novo com o Senhor. Cristo além de enviar sobre eles o dom do Alto, os concede uma missão, confere aos seus discípulos a graça do perdão dos pecados.
2. Meditação: O que o texto me diz?
O texto apresenta duas dimensões da fé Cristã, os mesmos discípulos que estão de portas fechadas, por medo, também experimentam a alegria do encontro com o Ressuscitado, que logo em seguida os envia, cheios do Espírito Santo. O texto nos diz, é comum ter medo, mas que esse medo não te paralise e não te impeça de receber a paz que vem do Senhor e não te impeça de se alegrar na presença do Ressuscitado.
3. Oração: O que o texto me faz dizer?
Reze agora dizendo com esperança: Senhor eu Creio. Eis-me aqui, te suplico, dá-me a tua paz, te peço uma experiência viva com o teu Espírito, renova em mim hoje, a fé e a esperança. Que as tuas fontes de água, jorrando em minha vida transbordem em rios vivificantes a todos os que me cercam. Senhor, eu reconheço os meus medos e angústias, mas eu te apresento todos eles, e renovo minha fé na tua paz!
4. Contemplação: O que o texto faz em mim?
Você vai acalmando sua respiração, e percebendo os movimentos do Espírito, vai enchendo e esvaziando seu interior de um estado sobrenatural, uma alegria de tocar a fonte de água viva. Nesse momento você vai percebendo quanto precisa crer e deixar-se inundar pelo Espírito Santo. E já vivendo esta inundação, sente um desejo enorme que outros muitos experimentem a mesma sensação.
5. Ação: O que o texto me faz agir?
Confirmando sua missão e serviço, você vai procurar um amigo ou familiar e conversar ainda hoje sobre o Perdão, a Palavra de Deus e a ação do Espírito Santo. Testemunhe!
Irmão Orlando Pinheiro, Noviço do Instituto Religioso Nova Jerusalém – Fortaleza/CE