Eu devo anuncar a Boa Nova do Reino de Deus a outras cidades…
31 de agosto de 2022Mas dias virão em que o noivo será tirado do meio deles…
2 de setembro de 202201/09 5ª feira da 22ª Semana do Tempo Comum e Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação
Eles deixaram tudo e seguiram a Jesus.
Hoje, dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, rezemos e vos louvemos o Senhor por toda criação:
Pois Deus é admirável: – eterno é seu amor! Por nós fez maravilhas, louvemos o Senhor!
– Criou o céu e a terra:– eterno é seu amor! Criou o sol e a lua: eterno é seu amor!
– Distribui a vida: – eterno é seu amor! – na planta, peixe e ave: eterno é seu amor!
– Na história que fazemos – eterno é seu amor! – Deus vai à nossa frente: eterno é seu amor!
Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 5,1-11
Leitura. O que diz o texto?
Jesus está na margem do lago de Genesaré, as multidões se apertam para ouvi-lo. Ao avistar duas barcas e os pescadores, sobe na barca de Simão e pede se afaste um pouco da margem, da barca, ensinava as multidões. Ao terminar, disse a Simão: – “Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca”.
Simão informa que durante toda a noite nada pescaram, mas em atenção à palavra de Jesus, lança as redes. A quantidade de peixes que pescaram encheu as duas barcas. Todos ficaram cheios de espanto e Simão disse a Jesus: – “Senhor, afasta-te de mim, porque sou um pecador!” Tiago e João, filhos de Zebedeu, sócios de Simão, também ficaram espantados. Jesus diz a eles: – “Não tenhas medo! De hoje em diante tu serás pescador de homens”.
Então deixaram tudo e seguiram a Jesus.
Meditação. O que Deus nos diz através desse texto?
Releia o texto e mergulhe na narrativa. Qual cena mais chama a sua atenção. Se demore nela, contemple Jesus, quem com Ele está. O que a cena escolhida diz a você?
O jeito de Jesus ensinar causa espanto, admiração… ele envolve, dissipa o medo, inspira com sua Palavra. Mais que isso, convida a caminhar com Ele, “Avançar para águas mais profundas”. Em sua vida, como pode, de forma prática, aceitar o(s) convite(s) de Jesus?
Oração. O que o texto me faz dizer a Deus?
Senhor, dou graças pela sua criação, estás em tudo quanto existe. Quero sempre perceber tua presença e atender ao teu chamado, sair da margem, a “Avançar para águas mais profundas”. dá-me força e coragem para me lançar, me abandonar confiante em sua Palavra, amadurecer na fé e te seguir com confiança.
Apresente ao Senhor, os passos que deseja dar para ficar mais próximo a Ele e ao seu projeto.
Contemplação. O que o texto faz em mim?
Qual desejo, a Palavra de hoje, provoca em você?
No cotidiano, pode ser que haja uma força que faz paralisar na margem, ficar na “zona de conforto”, abafar a coragem, a ousadia… Pense qual transformação Jesus suscita em sua vida? O que Ele o(a) convida a ser, como seguidor(a), ouvinte e testemunha da sua Palavra?
Ação: O que eu posso fazer a partir do texto?
Frutos da Palavra, compromisso de vida.
A leitura e meditação diária da Palavra convida a “Avançar para águas mais profundas”, ouvir o Evangelho, pela sua força transformadora, confiar no convite que Ele faz.
Como teus gestos podem revelar o amor, o cuidado com as pessoas, com “a casa comum”? O que precisa abandonar para seguir Jesus, ser “pescador(a) de homens”, como fizeram os amigos pescadores?
Ana Angélica Ribeiro – Especialista em Catequese e membro da comissão para Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste 2