Não desprezeis nenhum desses pequeninos…
2 de outubro de 2023“Segue-me”
4 de outubro de 2023Dia 03 de outubro, 3ª Feira, da 26ª Semana do Tempo Comum
Silencie. Aquiete seu coração. Respire lentamente.
Peça à Trindade Santa, que ajude você a escutar e compreender a mensagem do evangelho de hoje.
Refrão meditativo: Que a tua Palavra, Senhor, renove o nosso coração,
fortifique a nossa esperança e nos faça viver como irmãos!
Evangelho Lc 9,51-56
Leitura: o que o texto diz?
O evangelho de hoje é o caminho de Jesus para Jerusalém. Seus mensageiros vão a frente para preparar um lugar na Samaria, contudo não é recebido porque Ele estava indo para Jerusalém. Se ontem os discípulos perguntam quem é o “Maior no Reino”. Hoje, Tiago e João se irritam com a recursa e querem usar a violência. Tiago e João perguntam: “O senhor quer que a gente mande descer fogo do céu para acabar com estas pessoas?” Jesus os repreende e segue com eles para outro povoado. O caminho do respeito, da misericórdia e paz é sempre a opção.
Meditação: O que o texto me diz?
“Ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém”. Acreditar na causa do Reino é o amor maior que move Jesus. Toda sua vida é um caminhar para Jerusalém. Jesus manda continuamente mensageiros que mostram seus sinais que revelam sua vontade e presença no meio de nós. É precioso pensar: Qual minha atitude? Sou intransigente com quem pensa diferente?
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Com o olhar fixo em Jesus, fale como Ele sobre o seu caminho, como andas buscando servir e não julgar, perdoar e buscar sempre permanecer com Ele. Apresente suas dificuldades e resistências.
Contemplação: O que Deus, através do texto faz em mim?
Contemple novamente o evangelho, o caminho percorrido por Jesus e também o seu. Temos vivenciado um mundo sem tolerância, brigas, ameaças, conflitos estão em muitos lugares, um dos motivos é não aceitar quem pensa diferente. O caminho do diálogo, da escuta, por vezes cede lugar à intransigência. É essa a proposta do Evangelho trazida por Jesus? Temos conseguido ser mensageiros da paz, do amor, do Reino? O que já faço? Em que preciso melhorar?
Ação: O que o texto – e este encontro com a Palavra– me solicita a agir?
Como Tiago e João, diante da recusa da mensagem do Evangelho, às vezes somos levados pelo ímpeto, mas essa é uma das características da proposta do Reino. Coloque seu coração aberto e dócil ao Espírito que moveu Jesus e hoje, em nós é a força para a missão. Movidos pelo Espírito conseguiremos seguir e permanecer com Jesus em nosso caminhar.
Ana Angélica Ribeiro – Comissão para Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste 2 e membro da equipe da Especialização em Catequese da PUC-MG