Escutar e acolher a Palavra de Jesus
6 de outubro de 2015Quanto mais o Pai dará (Lucas 11,5-13)
8 de outubro de 2015Dizer Sim de forma consciente
“26Quando Isabel estava no sexto mês de gravidez, Deus enviou o anjo Gabriel a uma cidade da Galileia chamada Nazaré. 27O anjo levava uma mensagem para uma virgem que tinha casamento contratado com um homem chamado José, descendente do rei Davi. Ela se chamava Maria. 28O anjo veio e disse: — Que a paz esteja com você, Maria! Você é muito abençoada. O Senhor está com você. 29Porém Maria, quando ouviu o que o anjo disse, ficou sem saber o que pensar. E, admirada, ficou pensando no que ele queria dizer. 30Então o anjo continuou: — Não tenha medo, Maria! Deus está contente com você. 31Você ficará grávida, dará à luz um filho e porá nele o nome de Jesus. 32Ele será um grande homem e será chamado de Filho do Deus Altíssimo. Deus, o Senhor, vai fazê-lo rei, como foi o antepassado dele, o rei Davi. 33Ele será para sempre rei dos descendentes de Jacó, e o Reino dele nunca se acabará. 34Então Maria disse para o anjo: — Isso não é possível, pois eu sou virgem! 35O anjo respondeu: — O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Deus Altíssimo a envolverá com a sua sombra. Por isso o menino será chamado de santo e Filho de Deus. 36Fique sabendo que a sua parenta Isabel está grávida, mesmo sendo tão idosa. Diziam que ela não podia ter filhos, no entanto agora ela já está no sexto mês de gravidez. 37Porque para Deus nada é impossível. 38Maria respondeu: — Eu sou uma serva de Deus; que aconteça comigo o que o senhor acabou de me dizer! E o anjo foi embora.
Há o trecho de uma musica que diz assim: “Teu sim pelos os que ainda tenham dor, teu sim pelos os que esperam a libertação. E um dia pela tua vida muitos nascerão. E um dia pela tua entrega muitos viverão” – (musica: Teu sim por gerações – Verbum Dei)
Rezei com esta música e muito me marcou este trecho. E me senti questionada:
Tenho dado SIM de generosidade a este mundo?
Estou consciente de como meu SIM repercute na vida do outro?
Nossa entrega em família, no trabalho, na escola, na igreja faz gerar vida?
O anjo chega e saúda Maria, ainda que já na saudação, ele exclame: “Que a paz esteja com você, Maria! Você é muito abençoada. O Senhor está com você. “Ela ainda assim fica perturbada!
Eu tentava imaginar o semblante dela, no mínimo ela franzio a testa, se afastou um pouco para trás, retorceu os lábios, apertou um pouco os olhos como se quisesse fechá-los, gestos que demonstram insegurança.
Como mineira que sou, imaginei logo uma mineirinha ressabiada. Então, o anjo percebendo, logo trata de explicar um pouco mais: “Ele será um grande homem e será chamado de Filho do Deus Altíssimo. Deus, o Senhor, vai fazê-lo rei, como foi o antepassado dele, o rei Davi. Ele será para sempre rei dos descendentes de Jacó, e o Reino dele nunca se acabará. ”
Mas Maria, não fica imobilizada diante do receio, ainda assim o questiona, como aquilo se daria, já que não conhecia nenhum homem? Mesmo que o anjo tenha tentado no primeiro momento serená-la, dizendo-a sobre toda grandeza e realeza de seu Filho, ela ainda o interpela.
Me encantava rezar com esta passagem e pensar na tamanha nobreza, humildade e generosidade daquela Mulher, para ela não importava o simples fato de saber sobre a grandeza do filho, de que iria ser rei e etc, ela não permitiu que a vaidade e orgulho fizesse parte de si, mas é a partir da segunda justificativa que ela se convence por inteiro: “O Espírito virá sobre ti…porque para Deus nada é impossível”.
Creio que Maria se convenceu inteiramente a partir daqui, pois seu coração é dilatado pelo amor que Confia num Deus para todos, um Deus para seu povo. Que enviaria mais que um herdeiro de uma linhagem de Reis, sobretudo um Servidor, o Salvador pelo amor.
O medo já não prevaleceu em seu coração, por que se o Espírito está, podemos dizer um Sim para todos. Seu Sim não seria apenas para sua família privilegiada ou individualizada, mas seria por um povo, por uma sociedade, por uma humanidade. Um Sim por gerações, pelo projeto de amor sonhado por Deus. para todos nós.
Obrigada Maria, mãezinha, por teu Sim, pois hoje também posso dizer: Sim ao Amor que me chama e desta forma o sigo, ainda que não seja fácil, mas acredito que o Senhor tudo podes.
Sirlene das Graças – Familia Missionária Verbum Dei – Belo Horizonte