“A nossa transfiguração está em Cristo”
19 de fevereiro de 2022“Eu tenho fé, mas ajuda a minha falta de fé”
21 de fevereiro de 20227º Domingo Do Tempo Comum
20 de Fevereiro de 2022
“E se fazes o bem somente aos que vos fazem o bem, que recompensa tereis?”
Lc 6, 27-38
Leitura: o que o texto diz?
Neste trecho do Sermão da Planície apresentado pelo evangelista Lucas, nos é exposta a “regra de ouro da vida cristã”, nela Jesus não traz um novo código de leis a ser seguido, mas nos ensina a conduzirmos nossas atitudes por meio do amor, que parte primeiramente de Deus e perdura mesmo para aqueles que são ingratos. O texto nos revela que o amor ao próximo está impregnado em todo o discurso de Jesus que para melhor dar a conhecer a essência de sua pregação, discorre tratando de situações comuns e desafiadoras da vida. Tomando a Palavra, leia mais uma vez este trecho do evangelho de Lucas e perceba o que o texto diz, quais palavras ou frases chamam sua atenção e que lembranças veem a sua memória ao realizar essa leitura.
Meditação: o que o texto me diz?
Jesus deseja nos desafiar por meio de sua pregação. Não basta somente seguir preceitos, não basta realizar o “óbvio da fé”, é preciso desafiar-se e pôr-se à disposição para fazer além, conforme a nossa realidade. Isso porque a nós igualmente foi dada a credibilidade por parte Deus derramando o seu amor sobre nós. Amar o próximo não deve se tratar de uma obrigação, ou de uma troca, mas ao contrário, deve tratar-se de um transbordamento deste amor. O que você considera mais importante neste discurso de Jesus? O que ele transmite a você? Esteja atento (a) ao que texto deseja lhe comunicar.
Oração: o que o texto me faz dizer a Deus?
Diante do que você entendeu do texto e aquilo que Deus lhe falou por meio dele. Quais perguntas, sentimentos ou certezas surgem em seu coração? A Leitura orante é um diálogo estabelecido entre você e Deus, o que você deseja falar? Como deseja se expressar? Esse momento em especial, é seu com o teu Senhor. Aproveite-o da melhor forma possível.
Contemplação: o que Deus, através do texto faz em mim?
Envolvida e encerrada pelo amor está toda a lei e toda regra de vida do cristão, é pelo amor e para o amor que Cristo realiza poderosamente suas obras em cada coração. E no seu coração, o que Deus realizou neste dia? Faça um momento de silêncio, aprecie, contemple a graça que de modo muito particular, foi derramada sobre você.
Ação: que gestos concretos a Palavra de Deus em impulsiona a fazer?
Jesus pedagógico em seu discurso e para nos fazer compreendê-lo, percorre caminhos muito próximos de nossa realidade. Sendo assim, envolvido pelo evangelho de hoje e tomado pelo que a Palavra realizou em seu coração, faça um momento de memória de sua vida e perceba que gestos concretos seu coração é impulsionado a realizar depois desta experiência com a Palavra.
Kelviane Pontes Vieira – Leiga consagrada da Nova Jerusalém. Formada em Serviço Social – UECE – Especialista em Bíblia- Faculdade Católica de Fortaleza. Bacharelanda em Teologia- Faculdade Católica de Fortaleza
Residente em Maracanaú-Ce.