Vendo Jesus, o homem caiu a seus pés…
7 de janeiro de 2022Batismo do Senhor!
9 de janeiro de 202208 de janeiro, sábado depois da Epifania
Evangelho de João 3, 22-30
Leitura: O que o texto diz?
Às vésperas de encerrarmos o Ciclo do Natal, mais a vez nos são dirigidas as palavras de João Batista. Seu batismo de conversão apresenta-se como preparação do caminho para acolher o Reino que é o próprio Jesus, o noivo aguardado pela Igreja.
Meditação: O que o texto diz para mim?
João nos ensina muito sobre como se colocar a serviço do Reino. O centro não pode estar em nós, mas na Boa Nova que anunciamos: o próprio Jesus. Ações ensimesmadas, são egoístas e estéreis e não combinam com o seguimento de Jesus.
Oração: O que o texto me leva a falar a Deus?
Que eu diminua, pode ser nossa oração de hoje. Pedir no dom da pequenez, da discrição, da humildade de quem se colocou em processo de conversão. Não uma falsa modéstia, mas uma autenticação consciência de que grande é o Senhor.
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
O Advento já se foi e o Tempo do Natal está se findando. Mas o Evangelho nos sinaliza para o Cristo que virá, o noivo que é esperado. Experimentemos essa esperança ativa, que reconhece que Jesus continuamente vem a nós, se manifesta no meio de nós.
Ação: O que o texto me pede para viver no dia-a-dia?
Acolher a graça nos concede, o que o céu nos dá. As nuvens se abriram e o Salvador foi enviado enviado nós. A partir de Jesus, a graça é abundante, o tempo de graça se inaugura para sempre. Vamos nos abrir a viver atentos a graça que nos abraça todos os dias.
Pedro Henrique Mendonça Fernandes – catequista coordenador diocesano da Catequese na Diocese da Campanha/MG