
“E vós ainda não compreendeis?”
18 de fevereiro de 2025
“Quem dizem os homens que eu sou?”
20 de fevereiro de 2025
19 de fevereiro, 4ª feira da 6ª Semana do Tempo Comum
Orientações gerais para navegar na Palavra de Deus:
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e provoque em você uma busca sincera e constante de Deus.
Leia o evangelho de Marcos 8,22-26
Leitura: o que o texto diz?
No evangelho de hoje percebemos que muitas vezes não enxergamos o que está ao nosso redor, o que nos cerca. E deixarmo-nos ser curados por Jesus, é ver o mundo com outros olhos, dar sentido a tudo o que acontece. Podemos nos perguntar como está nossa atenção e iniciativa para as necessidades do outro.
Meditação: o que o texto me diz?
Os discípulos ainda, diante de tantos acontecimentos, continuavam cegos. Jesus tinha o cuidado em não se passar por milagreiro. Ele muitas vezes faz o mesmo em nós: esfrega nossos olhos, abre-os, mas preferimos continuar sem enxergar. A primeira atitude de Jesus após a cura, foi conduzir o curado para fora da cidade, ou seja, para longe do lugar de culpa, de suas faltas, da incredulidade, uma vez que ele desejava uma nova vida ao recém-curado.
Oração: o que o texto me faz dizer a Deus?
Converse com Deus sobre as situações que não conseguiu enxergar até o momento conforme os seus reais ensinamentos.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
O que você não consegue ver que influencia outras pessoas em sua maneira de ser, nas suas atitudes? Você busca compreender as situações de coração aberto, sem radicalidades? Reconhece alguma cegueira em você?
Ação: como agir a partir deste evangelho?
‘Estás vendo alguma coisa?’ Pergunta Jesus no evangelho de hoje. A transformação só acontece quando aceitamos a deslocação do nosso ponto de vista habitual para um lugar novo. Não se pode querer ver a cada passo, o fundamental é a confiança. Aceitar a vida com tudo o que ela tem, na confiança de que Ele pode transformar-nos.
Equipe Lectionautas