
Por que esta gente pede um sinal?
17 de fevereiro de 2025
“…e ele passou a enxergar claramente.”
19 de fevereiro de 2025
18 de fevereiro, 3ª feira, 6ª Semana do Tempo Comum
Orientações gerais para navegar na Palavra de Deus:
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e provoque em você uma busca sincera e constante de Deus.
Leia o evangelho de Marcos 8,14-21
Leitura: o que o texto diz?
O seguimento de Jesus vai nos inspirando uma vida que busca ser coerente com os valores do Evangelho, com a humildade própria de quem se faz discípulo e discípula. Somos convidados a manifestar no mundo os sinais da presença abundante do Reinado de Deus. Às tentações da hipocrisia e do orgulho precisamos responder com a escuta atenta daquilo que Jesus nos ensina.
Meditação: o que o texto me diz?
A fala de Jesus, no evangelho de hoje, inspira muita seriedade. Aproveitando a ocasião de uma situação corriqueira, a do esquecimento de terem levado mais pães para a barca, ele se põe a ensinar seus discípulos, a que se pusessem mais atentos: era preciso não ceder à tentação da hipocrisia, tal como o fermento dos fariseus, e à tentação do orgulho vindo do poder, tal como o fermento de Herodes. Ao contrário, os discípulos de Jesus precisam estar atentos àquilo que ele comunica: a plenitude de um jeito de viver, como verdadeira participação no Reinado de Deus.
Oração: o que o texto me faz dizer a Deus?
Peça ao Senhor um coração aberto para acolher, com humildade, aquilo que ele tem a nos ensinar.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Medite:De que maneira você tem estado aberto a perceber os sinais da atuação amorosa de Deus no dia a dia?
Ação: como agir a partir deste evangelho?
Deixando que o evangelho ecoe em seu coração, busque compreender em que medida o ensinamento de Jesus tem sido assumido no seu cotidiano.
Equipe Lectionautas