“Um chamado à vocação: Jesus constitui seu discipulado”
21 de janeiro de 2022“Hoje cumpriu-se esta palavra da Escritura…”
23 de janeiro de 2022SÁBADO – 22/01/2022
2ª SEMANA DO TEMPO COMUM – Evangelho de Mc 3, 20-21
“Entre Jesus e as multidões que o seguem estabelece uma nova relação”.
Inicie com uma oração ao Espírito Santo
Feche os olhos e acalme o coração. Sinta a presença do Senhor que cuida de todos nós.
Refrão meditativo: Vamos nós, povo de Deus / conviver com dignidade / E, no mundo do trabalho / construir fraternidade (bis).
Leitura: O que o Texto diz?
Fazer a leitura do texto e escolher uma das frases que mais chama atenção.
O evangelista Marcos nos conta do retorno de Jesus para casa com seus discípulos, e como a multidão se reuniu ao seu redor. Eram tantas as pessoas que se tornava difícil até mesmo para eles se alimentarem. A sua família, sabendo do seu retorno, vieram para rete-lo, pois diziam: “Está fora de si”.
Meditação: O que o texto diz para mim?
Que mais chama atenção? Atualize a Palavra ligando-a com a vida.
Jesus retorno de sua missão e a multidão se junta a ele e a seus discípulos. Diziam de uma grande multidão. Todos que antes, com certeza, estivera junto com eles. Percebe-se que com Jesus tem-se uma nova realidade. Uma característica muito mais marcante da personalidade de Jesus. O seu jeito de relacionar-se com as pessoas as cativam e as atraem para estar com ele e escuta-lo. E Nós? Como sentimos hoje representantes de Jesus? Estamos levando para frente a sua obra missionária?
Oração: O que o texto me leva a falar com Deus?
A nossa oração é uma resposta a Deus.
A oração me coloca em diálogo com Deus. Podemos expressar nosso desejo de também fazer parte da missão de Jesus. E pedir que tenhamos sentimentos de compaixão. Jesus nos chama e nos envia para a missão. Esse é o caminho do discipulado.
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
Que experiência levo dessa Palavra para a minha vida?
Estou em meio à multidão sofrida, doente e faminta. É possível sentir a presença de Jesus? Discípulos que transitam em meio a essa multidão, cuidando, ajudando, dando o que comer, o que vestir? Sou um desses discípulos enviados por Jesus. Sinto a multidão de hoje, também caminhando, cansadas, abatidas e sem pastor, pois a messe é grande e os trabalhadores são poucos.
Ação: O que o texto me pede para viver no dia-a-dia?
Frutos da Palavra – Formule um compromisso de vida.
Após esse encontro amoroso com o Deus da Palavra que é vida, como posso ajudar? Que compromisso concreto posso assumir nesse momento?
Neuza Silveira de Souza. Membro da Comissão de catequese do Regional Leste II e Coordenadora do SABIC- Sec. Arquidiocesano Bíblico-Catequético de Belo horizonte.