Senhor, quantas vezes devo perdoar ao irmão que pecar contra mim?
13 de setembro de 2020“Eis tua mãe”
15 de setembro de 2020“Deus amou tanto o mundo”
14/09/2020 – Jo 3,13-17
Leitura: o que o texto diz?
A resposta de Jesus a Nicodemos consiste na maior prova de amor que houve na humanidade. Temos neste relato um Deus que envia seu único Filho na sua totalidade, tanto na sua humanidade, “Filho do Homem”, quanto na sua dimensão divina, “Filho único”, ou seja, Filho de Deus para que tenhamos a vida eterna. O Evangelista utiliza um pronome indefinido ‘todo’ (a totalidade da pessoa), para garantir que não há na história salvífica em Jesus Cristo, alguém que não é amado por Deus e desmerecedor da vida eterna.
Meditação: o que o Senhor me diz por meio da Palavra?
Um ponto que nos faz meditar mais e melhor é qual seria a motivação que levaria a um Deus enviar seu Único Filho, para a salvação de pecadores? A partir de então olhando para nós, percebemos que não há nada em nós que nos faça merecedores de tamanho amor. Por fim, concluiremos que a motivação, como bem cita o texto é de fato seu “tanto amor”.
Oração: o que o texto me faz dizer a Deus?
Em Jesus Cristo experimentamos um amor absoluto de um Deus, que demonstrou e continua demonstrando que nos ama e continuará nos amando. Portanto, a sensação que gera em nós e uma pura e simplesmente gratidão.
Contemplação: o que Deus, através do texto, faz em mim?
Perceber as carícias deste toque amoroso de Deus eleva nosso espírito, poder experimentar a prova deste amor que é seu filho Jesus nos enche de esperanças. Contemplando o que Deus fez por nós, acende em nós o desejo de também ser para o outro uma prova de muito amor.
Ação: que gestos concretos a Palavra de Deus me impulsiona a fazer?
Diante de inúmeras ações catastróficas e desumanas, podemos ir na contra mão, amando somente. O texto é um convite direto a nós quando optamos por apenas em querer ser amados sem o comprometimento com aqueles que são muitas vezes mal amados ou que são até mesmo rejeitados, ou seja, não amados.
Ir. Luiz Antonio dos Santos Vieira, INJ
Membro do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Graduado em Filosofia pela Faculdade Católica de Fortaleza (FCF) e Graduando Teologia pela Faculdade Católica do Rio Grande do Norte (FCRN)