
“Onde queres que façamos os preparativos para comer a Páscoa?”
16 de abril de 2025
“Tudo está consumado”
18 de abril de 2025
17 de abril, 5ª feira Santa.
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e provoque em você uma busca sincera e constante de Deus.
Leia o evangelho de Joao 13,1-5
Leitura: o que o texto diz?
A cena do “lava-pés” certamente impactou os discípulos, como nos narra o evangelho de hoje. Jesus cumpre sua missão até ao fim. Não foge, não hesita, não desconfia. Ama até ao fim. O Reino de Deus é o Reino do Serviço. Servir por amor, até os serviços mais humildes, desde que seja por Amor.
Meditação: o que o texto me diz?
É preciso compreender que o gesto do “lava-pés” constitui um dos gestos mais expressivos da missão e da identidade d’aqueles que seguem Jesus e exercem algum serviço em sua comunidade. Gesto que é revelação e ensinamento, amor e mandamento. É gesto-vida, gesto-horizonte, gesto-luz… Somos chamados a vestir o “avental de Jesus”: vestir o coração com o avental da simplicidade, da ternura acolhedora, da escuta comprometida, da presença atenciosa, do serviço gratuito… Lava-pés não é teatro, mas modo habitual de proceder e de estar no mundo. Entregue você também “seus pés” e tudo aquilo que precisa ser lavado de forma compassiva pelo Mestre Jesus. Talvez você se sinta constrangido como Pedro, mas no final, permita que Ele aja em sua vida.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Peça ao Senhor que te dê coragem para servir com e por amor seus irmãos, sobretudo aqueles que estão mais próximos de você.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Nós sentimos alegria e gratidão porque Jesus, o nosso Mestre, faz o que diz. E você, serve a todos os que te pedem ajuda? Você o faz com alegria e generosidade como o fez Jesus?
Ação: o que o texto me leva a fazer?
“Tendo amado os seus que estavam neste mundo, amou-os até o fim”, nos diz o evangelho. Não teremos parte com Ele se não lavarmos os pés uns dos outros. Nossa missão é servir. A música “Jesus erguendo-se da ceia” nos lembra:
Jesus, erguendo-se da Ceia, jarro e bacia tomou.
Lavou os pés dos discípulos, este exemplo nos deixou.
Aos pés de Pedro inclinou-se. “Ó Mestre não por quem és!”
“Não terás parte comigo se não lavar os teus pés.”
“Não terás parte comigo se não lavar os teus pés.”
Equipe do Lectionautas