“Aprendeu o que significa obediência a Deus”
15 de abril de 2022Páscoa do Senhor
17 de abril de 202216 de abril de 2022 – Sábado Santo
Ez 36, 16-17a.18-28 – “Derramarei sobre vós uma água pura”
- Leitura: O que o texto diz?
Essa profecia é proclamada na celebração da Solene Vigília Pascal como promessa da realização plena do amor de Deus. Ezequiel, um dos profetas maiores, anuncia ao povo que Deus agirá, não por eles, pois foram incrédulos, venderam-se a costumes estranhos, cultuaram outros deuses e mancharam o Nome de Deus.
Mas Deus, para santificar e revelar-se, ainda assim confiará no seu povo e agirá por meio do mesmo, para que sua glória seja visível entre as nações. A profecia fala de renovação, de purificação, de redirecionamento. “Porei o meu espírito dentro de vós”, ou seja, Ele mesmo habitará em cada um que se deixar guiar por meio de sua Palavra.
- Meditação: O que o texto me diz?
Neste dia festivo, depois de um caminho penitencial bem feito, cumpre-se uma promessa. Deus renova todas as coisas em Cristo: esta é nossa Fé. Mas é bom perguntar: como vejo a ação de Cristo em minha vida?
O Senhor Ressuscitado garante uma água pura para purificação; um coração novo para que o amor seja o centro da vida do corpo e da comunidade; um espírito que é o Dele mesmo, o Espírito Santo que orienta as ações dos fieis. Ele habita em nós e entre nós. Mas o que sentimos diante da Ressurreição?
- Oração: O que o texto me faz dizer a Deus?
Senhor Ressuscitado que iluminais as trevas do coração atribulado do ser humano com a Tua glória: derramai a vossa água da regeneração sobre minha vida, coloca teu coração no meu e envia teu Espírito para renovar a face da terra. Sou grato pela graça do Batismo, mas amparai-me em minhas fraquezas. Amém.
- Contemplação: O que Deus, através do texto, faz em mim?
É uma alegria e um consolo espiritual perceber que o amor de Deus é desde sempre e para sempre. Sentir esse conforto, esse coração aquecido pela Vitória e pela vida eterna é algo que só faz louvar e bendizer a Deus.
- Ação: O que o texto me impulsiona a fazer?
Se no tempo quaresmal as nossas ações eram voltadas para o interior, para a purificação de si e do modo de ser, o tempo pascal é momento de colher os frutos das penitências, alegrar-se com a missão e anunciar o Senhor que faz maravilhas.
Que essa alegria seja vivida e demonstrada nos gestos ao encontrar-se com as pessoas no dia a dia.
Uma Santa Páscoa!
Antonio C. dos Santos Jr. – Seminarista diocesano da etapa da Configuração e membro da Equipe Diocesana da Animação Bíblico-Catequética da Diocese de Ponta Grossa-PR.