“Vende tudo que tens e segue-me”
28 de fevereiro de 2022“E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa”
2 de março de 202201 de março de 2022, terça-feira da 8ª semana do Tempo Comum.
Mc 10,28-31
“Deixar tudo por causa de mim e do Evangelho”
Leitura. O que diz o texto?
Pedro, ao perceber a atitude de alguém que decidiu não seguir Jesus porque recusou partilhar os bens e ao ouvir o discurso sobre a sorte dos ricos, parece preocupado e logo declara: “Deixamos tudo e te seguimos!”. Jesus garante que Deus não desampara seus seguidores e seguidoras. Receberão ainda em vida cem vezes mais do que deixaram, ou seja, o Reino de Deus já começa a acontecer aqui. Mas Jesus não promete uma vida sem problemas. Haverá desafios, que Ele chama de perseguições.
Meditação. O que Deus nos diz através desse texto?
Renunciar a si mesmo e avançar com coragem. Quem foi arrebatado pela proposta de Jesus e do Reino de Deus, não enxerga a renúncia como perda. A motivação é muito mais forte: “por causa de mim e do Evangelho”.
Oração. O que o texto me faz dizer a Deus?
Coloco-me na presença do Senhor e renovo a minha fé, o grande tesouro da nossa vida. Peço a Deus que o mesmo Espírito que animou Jesus possa nos impulsionar, animar e iluminar.
Contemplação. O que o texto faz em mim?
Seguir Jesus gera várias consequências. Existe a consolação do discipulado, que nos impulsiona para frente, apesar dos desafios da missão. Anunciar a Boa Nova nos torna alegres; essa alegria do Evangelho contagia a todos. “Os setenta e dois voltaram cheios de alegria” da missão (Lc 10,17).
O que o texto me sugere a viver?
Acolher como família os irmãos e irmãs da comunidade de fé, a família ampliada que temos a partir do único ventre do qual fomos gerados: a fonte batismal.
Diác. Glêvison Felipe Lourenço de Sousa*
*Diácono permanente da Arquidiocese de Belo Horizonte, MG. Pós-graduado em Sagrada Escritura pelo Claretiano – Centro Universitário. Colaborador e residente na Paróquia São José – Vespasiano MG, Brasil