Domingo de Ramos
24 de março de 2024O galo não cantará antes que me tenhas negado três vezes
26 de março de 202425 de março, 2ª feira da Semana Santa da Páscoa
Procure um lugar confortável, aquiete seu coração e sua mente respirando profundamente várias vezes.
Peça ao Espírito Santo que conduza teus caminhos nesta semana santa.
Leitura. O que diz o texto?
Leia o evangelho de João 12,1-11
Quatro tipos de pessoas se acercam da pessoa de Jesus nessa leitura: Judas, o companheiro que andava com ele mas que tinha o coração fechado, numa falsa preocupação com os pobres; Maria, que investe tudo o que tem, seus bens e emoções aos pés de Jesus; os judeus, que sabendo onde Jesus está se dirigem imediatamente à Betânia para ouvi-lo e para ver Lázaro, sinal da ressurreição futura; e por fim os sumos sacerdotes, já decididos a matar Jesus pelo que ele representa.
Meditação. O que Deus nos diz através desse texto?
Maria e os judeus que vão procurar Jesus representam uma atitude que podemos tomar: a de estar aos pés do Mestre, escutando de sua palavra e dedicando nosso esforço até a sua paixão, participando inclusive dos seus sofrimentos, como indicava o sinal fúnebre das lágrimas e do perfume. Do outro lado, está a atitude de Judas e dos sumos sacerdotes, que preocupados acima de tudo com o poder, disfarçam essa intenção através de uma preocupação superficial com os pobres ou com o povo.
Oração. O que o texto me faz dizer a Deus?
Qual atitude temos tomado na nossa vida cristã? Possamos nesse momento encarar a Deus que se entrega por nós na sua paixão e entregar a ele todos os momentos em que fomos fracos ou dissimulados na nossa vida. Que possamos encontrar a verdadeira conversão do nosso coração, iluminando os erros e fazendo um firme propósito de agradar a Jesus não mais com perfume, mas com nossas boas ações.
Contemplação. O que o texto faz em mim?
Deus nos consola. Diante de tanto sofrimento no mundo, ele não é indiferente à nossa dor. Sua humanidade representa sobretudo a sua capacidade de compreender nossos sofrimentos, porque ele passou por semelhante sofrimento. Deus está conosco e nós com ele, unidos pela Paixão inerente à vida humana na Terra. E a boa notícia é que ele nos redime, apaga os nossos pecados, e firmes na esperança da Ressurreição, podemos viver contentes a grande lembrança de todos esses mistérios, que chamamos de Semana-Santa.
Ação. O que eu posso fazer a partir do texto?
Como viver bem a semana-santa de acordo com o Evangelho? O que podemos fazer para passarmos esses dias não somente como a véspera de dias de descanso, mas verdadeiramente um momento de avivamento espiritual? Hoje é um dia propício para fazermos planos nos próximos dias, priorizando as celebrações com a nossa comunidade.
João Victor Batista. Membro leigo do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Mestrando em Economia pela Universidade Federal do Ceará