E também para reunir na unidade os filhos de Deus dispersos
23 de março de 2024Deixa-a; ela fez isto em vista do dia de minha sepultura.
25 de março de 202424 de março, domingo de Ramos da Paixão do Senhor
Procure um lugar confortável, aquiete seu coração e sua mente respirando profundamente várias vezes.
Peça ao Espírito Santo que conduza teus caminhos da paixão de Jesus.
Leitura – O que diz o texto?
Leia o evangelho de Segundo Marcos, Capítulo 14, versículos 1 a 15 e 47.
O Domingo de Ramos abre as celebrações da Semana Santa. Aquele que passou a vida fazendo o bem é injustamente condenado. Nesta narrativa da sua paixão e morte Jesus assume as consequências da oposição à sua missão a serviço da vida, mas não a abandona. Ele vai enfrentar a cruz para desmascarar toda a injustiça que pesava sobre o povo.
Meditação. O que Deus nos diz através desse texto?
Ao assumir o caminho da cruz, Jesus age de forma consciente e livre. O que o anima é o projeto de vida do Pai para todo o seu povo. Os poderosos querem silenciar Jesus, querem abafar o projeto de vida que Ele anuncia. O Pai não deseja o sofrimento e a morte do Filho, mas lhe é solidário e o acompanha a cada momento. Deus fortalece Jesus e o encoraja para que leve adiante a proposta do Reino de paz e justiça para todos. A morte de um inocente na cruz denuncia a falsidade de um sistema que se alia a criminosos e mata quem defende e protege a vida. O mesmo Jesus que é aclamado ao entrar em Jerusalém, o mesmo que curou, que fez milagres e pregou, é crucificado e morto. Culpa de alguns, omissão de outros, Jesus morre em nome e em favor de todos.
Oração. O que o texto me faz dizer a Deus?
Peça ao Senhor no mais profundo de seu coração, a luz que te leva a compreender o mistério da cruz enfrentada por Jesus.
Contemplação. O que o texto faz em mim?
Imagine-se no meio da multidão acompanhando Jesus em Jerusalém até sua morte de cruz, ouça o que o Senhor quer dizer a você.
Ação: O que eu posso fazer a partir do texto?
Colocar-se ao lado de Jesus, solidário ao seu sofrimento a favor da vida de seu povo. Acompanhe Jesus no caminho de sua morte e ressurreição.
Equipe do Lectionautas