Basta ter fé! (Mc 5, 21-43)
4 de fevereiro de 2014O cajado do Pastor (Mc 6, 7-13)
6 de fevereiro de 2014“Jesus foi a Nazaré, sua terra, e seus discípulos o acompanharam. Quando chegou o sábado, começou a ensinar na sinagoga. Muitos que o escutavam ficavam admirados e diziam: ‘De onde recebeu ele tudo isto? Como conseguiu tanta sabedoria? E esses grandes milagres que são realizados por suas mãos? Este homem não é o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, de Joset, de Judas e de Simão? Suas irmãs não moram aqui conosco?’ E ficaram escandalizados por causa dele. Jesus lhes dizia: ‘Um profeta só não é estimado em sua pátria, entre seus parentes e familiares’. E ali não pôde fazer milagre algum. Apenas curou alguns doentes, impondo-lhes as mãos. E admirou-se com a falta de fé deles. Jesus percorria os povoados das redondezas, ensinando.”
O que sobra de um povo quando se retira dele a confiança em si mesmo e na possibilidade de encontrar soluções para seus problemas?
Em Jo 7, 52 os pares de Nicodemos o intimidam com a sentença: “Você também é galileu? Estude e verás que da Galiléia não sai profeta.”
Por muitos anos isto foi sendo repetido até que eles próprios passaram a desacreditar na possibilidade de que de lá poderia sair um profeta
Já viram algo semelhante? Eu já. Quantas vezes ouço brasileiros zombando de nós próprios em comparações de que aqui é assim mesmo, se fosse no país tal seria tudo diferente. Voltam do exterior maravilhados e logo decretam que aqui não tem jeito, lá é que as coisas funcionam direito, etc e etc. A esperança vai sendo minada, retirada dia após dia, até que começamos a acreditar que não podemos fazer nada de importante e, portanto, se alguma coisa boa tiver que acontecer, ela terá que vir de fora.
Hoje é um dia especial para renovarmos a esperança. Não podemos prever de onde vem a ação de Deus. Precisamos estar abertos para acolhê-la, para percebê-la na fragilidade, no meio das situações mais comuns. Ela pode vir de qualquer lugar.
Nós podemos mudar nossas realidades para melhor. Deus está conosco e precisa apenas de nossa fé para que os milagres aconteçam.
Amém!
João Batista Pereira Ferreira – Família Missionária Verbum Dei – Belo Horizonte – MG