Tudo o que Jesus fez e ensinou é raiz de onde brota nossa missão
7 de julho de 2021A prudência e a confiança em Deus dá sustento à vocação do discípulo
9 de julho de 2021QUINTA – FEIRA – 08/07/2021
14ª SEMANA DO TEMPO COMUM – Evangelho de Mt 10, 7-15
“ De graças recebestes, de graça deveis dar ”
Inicie com uma oração ao Espírito Santo
Feche os olhos por alguns segundos, respire fundo e procure fazer aflorar a espiritualidade que brota do seu coração.
Refrão meditativo: Tua palavra é lâmpada para os meus pés, Senhor, Luz para o meu caminho. (Bis)
Leitura: O que o Texto diz?
Fazer a leitura do texto e escolher uma das frases que mais chamou atenção.
Leia o texto lentamente. Na narrativa de hoje, o evangelista nos fala da continuidade do tema sobre a missão. Jesus ensina seus discípulos sobre o trabalho voluntário que devem fazer. Diz: de graças recebestes, de graça deveis dar. Portanto, vá para a missão e não deves levar nada além do necessário. E ao entrar no povoado, procure alguém para na casa dele permanecer até o fim da missão. Ao entrar na casa saudai-a e que nela desça a vossa paz. Se não for bem recebido e nem escutar suas palavras, sai daquela casa, ou daquela cidade e sacudi a poeira dos vossos pés.
.
Meditação: O que o texto diz para mim?
Que frase ou palavra mais me chamou atenção? Atualize-a ligando-a com a vida.
Leia o texto vagarosamente. A narrativa do Evangelho de hoje coloca-nos frente a frente com o nosso compromisso de batizados. Ser profeta para anunciar a Palavra; ser sacerdote para se colocar a serviço, na gratuidade e ser Rei para representar Deus nas ações missionárias, na convivência com as pessoas e para levar a paz para todos que desejarem recebe-la. Que sentimentos brota do seu coração ao saber incluída nesse envio para a missão? Sente-se preparada levar aos outros o Dom recebido gratuitamente de Deus? O anúncio da proximidade do Reino de Deus é confirmado por uma prática que liberta as pessoas do mal.
Oração: O que o texto me leva a falar a Deus?
A nossa oração é uma resposta a Deus.
Expresse a Jesus seu pedido de oração. Manifeste a ele o seu desejo. O que podes pedir a Ele? Recebido o Dom de Deus, o Espírito Santo, o que essa Palavra de te impulsiona fazer? Que o Senhor seja luz para todos aqueles que saem em missão.
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
Leva-nos a reviver a experiência que os personagens bíblicos viveram.
Silencie. Respire fundo. Deixe a Palavra agir em sua vida e te renovar. Sinta-se também enviada em missão. Está acolhendo os ensinamentos de Jesus? Vá, confiante, sem nada levar, pronta para dar de graça o que recebestes de graça. Quero experimentar o sabor da gratuidade do amor e confiança em Deus, assim como os discípulos, confiantes, foram para a missão.
Ação: O que o texto me pede para viver no dia-a-dia?
Frutos da Palavra – Formule um compromisso de vida.
Após esse encontro amoroso com o Deus da Palavra que é vida, que posso fazer? Que ajuda posso oferecer para mostrar aos outros que o Reino de Deus está próximo? Alguma coisa eu tenho que posso oferecer.
Neuza Silveira de Souza. Especialista em Catequética, Membro da Comissão de Animação Bíblico-Catequético do Regional Leste II e Coordenadora do SABIC- Secretariado Arquidiocesano Bíblico-Catequético de Belo Horizonte.