“Onde está o rei dos judeus, que acaba de nascer?”
5 de janeiro de 2025‘Dai-lhes vós mesmos de comer.’
7 de janeiro de 202506 de janeiro, 2ª feira, Tempo do Natal depois da Epifania
Encontre um lugar, uma posição e um tempo para a oração.
Faça silêncio para entrar em oração.
Começa tua oração pedindo ao Espírito Santo que te conduza nos caminhos da Palavra.
Leia o evangelho de Mateus, Capítulo 4, versículos 12 a 17 e 23 a 25
Leitura: o que o texto diz?
O evangelho de hoje apresenta Jesus adulto, em plena atividade missionária, libertando de toda forma de opressão. Essa ação libertadora de Jesus confirma aquilo que vimos desde a celebração do seu Natal: Jesus, luz para iluminar as nações. É para cumprir o que foi dito pelo profeta Isaías: “O povo que vivia nas trevas viu uma grande luz; e para os viviam na região escura da morte brilhou uma Luz”.
Meditação: o que o texto me diz?
A luz nascida em Belém, reconhecida pelos pastores e seguida pelos magos agora brilha nessa região de trevas, onde muitos que viviam na escuridão das doenças, das enfermidades, dos tormentos, da opressão e demais males, viram essa luz e foram libertos, curados, incluídos na comunidade. É a manifestação de Deus presente nesses atos libertadores que ilumina a vida das pessoas.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Dê graças ao Senhor pela sua Luz, que iluminando sua vida, faz de você testemunha da vida e liberdade que Ele nos traz, levando ao próximo todo o amor universal salvífico do Cristo Senhor, Luz e Vida.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Entre na cena do evangelho. Sinta-se um dos personagens desse evangelho. Depois reflita: Você é uma pessoa comprometida com a promoção da vida em todas suas formas? Busca a Luz de Jesus que dissipa as trevas do nosso coração e de nossa mente? Você é Luz e Vida na vida das pessoas, testemunhando a vida nova em Jesus?
Ação: como agir a partir deste evangelho?
“ O povo que estava nas trevas viu uma grande luz, para os habitantes da região sombria da morte uma luz surgiu”. Que a luz de Jesus, o Cristo Senhor, nunca falte em nossa vida cotidiana.
Equipe Lectionautas