“Convertei-vos, pois o Reino dos Céus está próximo”
6 de janeiro de 2025“Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!”
8 de janeiro de 202506 de janeiro, 2ª feira, Tempo do Natal depois da Epifania
Encontre um lugar, uma posição e um tempo para a oração.
Faça silêncio para entrar em oração.
Começa tua oração pedindo ao Espírito Santo que te conduza nos caminhos da Palavra.
Leia o evangelho de Marcos 6,34-44
Leitura: o que o texto diz?
O nascimento de Jesus renova nossas esperanças e alegrias. Todo este mistério, em comunhão com o início de um novo ano, revitaliza nosso desejo de caminhar ao seu encontro, permitindo que ele se compadeça de nós, assim como o vemos no Evangelho deste dia. Jesus sentiu compaixão da multidão que estava como ovelhas sem pastor e deu-lhes de comer, saciando sua fome. Igualmente, hoje ele vem saciar nossa fome de viver.
Meditação: o que o texto me diz?
Jesus sempre age compadecido. A misericórdia é o mais belo atributo de Deus e faz parte do modo de Jesus agir. Jesus solicita ao discípulos e a nós hoje: ‘Dai-lhes vós mesmos de comer’. Ele espera que os discípulos e cada cristão hoje seja capaz de saciar a fome do seu próximo, daqueles que somos capazes de nos tornarmos próximos. O milagre da multiplicação dos pães passa também pela partilha e generosidade, pela compaixão que temos para com os que têm fome.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Peça ao Senhor que não te deixe esquecer do seu pedido: “Dai-lhes vós mesmos de comer”.
Peça ao Senhor, olhos para ver as necessidades dos irmãos, ouvidos para ouvir o ronco de seus estômagos vazios. Peça também que ele te ajude a tornar-se pão para saciar a fome dos corações que clamam por amor, justiça e dignidade.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Reflita: Sou capaz de sentir compaixão? Sou capaz de perceber quais dos meus irmãos sentem fome hoje? Ao vê-los ao derredor de minha vida, sou capaz de estender a mão e servir o pão que tenho em minha mesa ou ainda sou egoísta?
Ação: como agir a partir deste evangelho?
“Dai-lhes vós mesmos de comer”, diz o evangelho de hoje. Esta consiste na tarefa do cristão hoje. Urgente e necessária.
Equipe Lectionautas