
“Permanecei em mim e eu permanecerei em vós”
21 de maio de 2025
22 de Maio, 5ª Feira, 5ª Semana da Páscoa.
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Peça ao Senhor a graça de compreender sua Palavra e que ela o ajude a ser a presença de Deus, no coração da humanidade.
Leia o Evangelho de João 15,9-11
Leitura: O que o texto diz?
Jesus é companheiro amoroso, faz um bonito e desafiador pedido aos discípulos. Permanecer no seu amor. Afirma seu amor incondicional: “Como meu Pai me ama, assim também eu vos amo”. Permanecer no amor, viver os mandamentos, é pura graça, fonte, razão da completa alegria.
Meditação: O que o texto me diz?
Reflita como anda sua intimidade com o Pai e com Jesus. Permanecer é assumir as consequências do amor, até o fim. Amar como Ele amou, com amor maior de amigo, de doação da própria vida. É acolher a sua palavra e frutificar em gestos de amizade, serviço, amor. É viver em comunhão na fidelidade de quem foi por Ele escolhido e por isso manter o vínculo perene, por meio dos mesmos gestos de Jesus: acolhida, respeito, solidariedade, sem preconceitos.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Ofereça ao Senhor, o imenso amor de Jesus, aprecie a beleza da sua presença do verdadeiro amigo e companhia fortalecedora. Peça ao Espírito Santo força para permanecer fiel na comunhão com o Pai, como os irmãos, mesmo em meio às dificuldades e resistências. Agradeça pelo belo dom do amor de Jesus por você.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Acolha o sentimento que as palavras de Jesus provocou em você. Pense, tem acolhido e alimentado o amor e a alegria de permanecer unido ao amor de Jesus e do Pai?
Ação: O que o texto me leva a fazer?
Para tomar consciência do amor de Jesus e o Pai, é preciso silenciar e acolher. Permanecer firme no compromisso de a partir de pequenos gestos, derramar o mesmo amor sobre os irmãos e irmãs, em todos os lugares onde estiver ou passar, especialmente junto aos que mais necessitam, os que não são olhados, valorizados ou amados. Essa é a alegria completa.
Ana Angélica Ribeiro – Comissão para Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste 2