
“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou”
20 de maio de 2025
“Como meu Pai me ama, assim também eu vos amo”
22 de maio de 2025
21 de maio, 4ª feira da 5ª semana da Páscoa
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Peça ao Senhor a graça de compreender sua Palavra e que ela o ajude a ser a presença de Deus, no coração da humanidade.
Leia o Evangelho de João 15,1-8
Leitura: O que o texto diz?
Jesus faz uma bonita exortação aos discípulos: a se manterem unidos a Ele, que se identifica como a “videira verdadeira e o Pai o agricultor. Chama para a unidade, para a comunhão e permanência com Ele, que é a fonte de vida e alegria. Manter-se unido a Jesus é condição essencial para uma vida com sentido, que produza frutos de amor, justiça… por meio da escuta e acohida da sua Palavra, condição essencial do(a) discípulo de Jesus, alegria e glória do Pai.
Meditação: O que o texto me diz?
Jesus viveu em unidade profunda de amor e fidelidade ao projeto do Pai, por isso sua vida é fonte de comunhão e abundante frutos. Tem estado unido a Jesus e ao Pai, escutado e produzido frutos de prática da Palavra? Há dimensões em sua vida que precisa da “limpeza” do Pai, para que dê mais frutos?
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Deus, Pai, fonte de vida, cuida de cada um(a) como cuidou do seu Filho Jesus. É Deus mesmo quem faz frutificar, que limpa, poda… Apresente ao Pai seu desejo de unir-se cada vez mais a Jesus, a videira verdadeira, de crescer como discípulos(as), frutificando ações de amor no cotidiano da vida e assim O glorificar sempre com sua vida em comunhão com o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Permanecer em Cristo é condição essencial para viver conforme sua palavra, assim, ser capaz de viver e agir, pedir o que está em conformidade com o bem, com o melhor para a humanidade. Que sentido novo de vida, de ser e viver a seiva do ressuscitado, provoca em você, hoje?
Ação: O que o texto me leva a fazer?
Para viver cada vez mais unido a Jesus, a videira verdadeira, é preciso se deixar “limpar, podar” pelo Pai e assumir ações práticas em prol da humanização, da cultura de comunhão, encontro… Qual compromisso você pode assumir hoje, que seja expressão de unidade e comunhão com as pessoas e com a “videira verdadeira?
Ana Angélica Ribeiro – Comissão para Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste 2