
Meu Senhor e Meu Deus!
27 de abril de 2025
28 de abril, 2ª feira, 2ª Semana da Páscoa.
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e provoque em você uma busca sincera e constante de Deus.
Leia o evangelho de João 3,1-8
Leitura: o que o texto diz?
Um fariseu foi falar com Jesus no meio da noite. Mas esta conversa foi diferente das que Jesus costumava ter com fariseus. Jesus mostra-se aberto a Nicodemos, mesmo sendo ele fariseu. Assim como Nicodemos, faça a experiência de nascer do alto, acolhendo o dom do Espírito Santo e renovando o seu chamado como discípulo e discípula do Senhor Jesus.
Meditação: o que o texto me diz?
Nascer de novo significa nascer do alto, que remete a algo superior. A proposta de Jesus é o novo nascimento pela água e pelo Espírito Santo. Dessa forma, Nicodemos poderá entrar no Reino de Deus. Quem permanece na carne permanece na realidade humana, limitada, mortal, fechada em seu próprio egoísmo. Quem nasce do Espírito transforma-se em pessoa impulsionada por Deus. Aquele que nasceu do Espírito deixa-se conduzir por ele. Assim como Nicodemos, faça a experiência de nascer do alto, acolhendo o dom do Espírito Santo e renovando o seu chamado como discípulo e discípula do Senhor Jesus.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Peça ao Senhor que te ajude a identificar os lugares da tua vida onde o vento precisa soprar mais intensamente para tirar a poeira. Pede-lhe que o vento do Espírito te invada.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Jesus diz a Nicodemos que o vento sopra onde quer. É fácil para você manter o coração aberto à diferença e à surpresa? Um coração aberto ao Espírito Santo?
Ação: o que o texto me leva a fazer?
““Em verdade, em verdade te digo, se alguém não nasce do alto,
não pode ver o Reino de Deus”, diz Jesus. A docilidade de coração para acolher a proposta de nascer do alto é realizada pelo Senhor. Ele te chamou para trilhar um caminho novo, para entrar em seu seguimento. Ser batizado e batizada é viver uma vida nova. Aproveite o tempo pascal que vivemos para assumir com alegria sua realidade de novo homem e nova mulher. O Senhor te chama para uma missão toda especial. Fique atento aos sinais de Deus. Diz uma música litúrgica:
“Banhados em Cristo, somos uma nova criatura. As coisas antigas já se passaram, somos nascidos de novo”
Equipe do Lectionautas